▶️ Assista

Vença a procrastinação pela fé e pela atitude

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Provérbios 27,1).

Sabe aquele famoso hábito de deixar para fazer as coisas sempre depois? Isso tem nome: “procrastinação”, um mal que tem atingindo muita gente em nossos dias. A definição de procrastinar, em si, não é tão ruim: é escolher fazer amanhã e não agora. O problema é que: o amanhã é aquele lugar que ninguém conhece nem tem certeza se ele existe.

E mais, acredito que a procrastinação faz parte da luta espiritual que travamos diariamente, mesmo sem percebermos. De um lado, em Eclesiástico 3, Deus nos ensina que “não há nada melhor para o homem do que viver bem cada coisa em seu devido tempo”. Por outro lado, o inimigo de Deus sugere sutilmente deixar para depois as inspirações boas que temos.

A arma do bom combatente é a fé

Um exemplo desta luta espiritual é a vida de Santo Expedito, embora não seja reconhecida pela Igreja por falta de dados históricos, segundo a tradição, ele era um militar romano, comandante da legião encarregada de proteger o império das invasões dos bárbaros orientais. Expedito era cristão, como a maior parte dos seus subordinados, porém, antes de se tornar cristão, ele teria relutado e adiado a conversão com muitas desculpas. O demônio o tentava para que resistisse, e, em forma de corvo, o inspirava a repetir “Cras! Cras!”, que em latim significa “amanhã”.

Até que, certo dia, Expedito, tocado pela graça de Deus, teria pisado decididamente na cabeça do corvo e retrucado com “Hodie!”, que quer dizer “hoje”, assumindo, assim, a disposição de se converter imediatamente e viver a fé
com radicalidade, chegando, inclusive, ao ato heroico do martírio.

Vamos, hoje, dar a vitória a Deus vencendo a procrastinação pela fé e pela atitude?

Leia mais:
.: Confira outros reflexões da série “tenha um ótimo dia”
.: É preciso disciplina para revisar e organizar a vida interior
.: Você costuma deixar tudo para depois?
.: A diligência é o remédio que combate o pecado da preguiça 

Oração

Senhor, eu me decido hoje a dar passos concretos para alcançar uma vida nova. Não quero viver por viver, por isso, decido agora acolher o Teu projeto para minha vida, e quero colaborar fazendo o que devo fazer para que Teu nome seja glorificado. Eu renuncio a toda preguiça, comodismo e procrastinação; e abro meu coração à ação do Espírito Santo em minha vida. Amém!

banner espiritualidade


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora de livros publicados pela Editora Canção Nova.

 

 

comentários