pecado capital

Tem jeito de viver sem ter inveja de alguém?

Vencer a inveja com a alegria

Acredite, é possível viver sem colocar olho grande naquilo que é do outro. Ou exterminamos a inveja ou ela destrói os relacionamentos e os ambientes, porque ela mata.

Existe dentro do ser humano o desejo de possuir algo, de ter coisas que o satisfaçam, e esse desejo é bom. Mas quando a inveja entra em cena, é prejudicial e não faz bem, pois é um pecado capital. O significado da palavra inveja é: sentimento de desgosto ou ódio em face da felicidade ou da prosperidade de alguém, desejo de possuir o que é da outra pessoa, ciúme, cobiça, medição de força.

Tem jeito de viver sem ter inveja de alguém?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Exame de consciência

Os exames de rotina são importantíssimos para a saúde do homem e da mulher em todas as fases da vida, e para muitas pessoas esse procedimento já se tornou um hábito. Claro que cuidar da saúde é fundamental, então, é importante ampliar o cuidado com o corpo humano. Sempre é bom fazer um exame de consciência para perceber se a inveja está na nossa mente, no nosso olhar e no coração. Afinal, é muito triste quando percebemos que o desejo invejoso nos deixa tristes por ver alguém feliz.

Leia mais:
::Reciprocidade: vamos falar sobre troca de sentimentos?
::Deus nos criou para sermos felizes
::Existe uma saída para a obsessão?
::As sete táticas de ouro para uma boa conversa

Você se alegra ou se entristece com as conquistas do próximo?

Qual é a sua reação diante das conquistas dos outro? Você se alegra ou isso lhe causa tristeza? Decidir por exterminar a inveja significa viver melhor. Precisamos vencê-la por meio do direcionamento de Deus: não cobiçar as coisas alheias. Assim, colocamos em ordem o nosso interior e experimentamos que se alegrar com as conquistas do outro faz bem para o nosso coração, e os ambientes melhoram.

A partir do momento que nos alegrarmos com as vitórias do outro, venceremos a inveja. Sim, tem jeito de viver sem invejar alguém!

Cleto Coelho, missionário da Comunidade Canção Nova


Carla Astuti e Cleto Coelho

Carla Astuti e Cleto Coelho, missionários da Comunidade Canção Nova, são casados há 22 anos. Juntos, eles defendem o casamento.
Além das atividades missionárias do dia a dia, Carla apresenta o programa ‘Trocando Ideias’, semanalmente, na TV Canção Nova, e, ao lado do marido, prega encontros para casais.
Idealizador do projeto “Tem Jeito!”, Cleto trabalha no Núcleo Social da Canção Nova e é diretor espiritual em peregrinações à Terra Santa, aos Santuários Marianos e Franciscanos.
Autores de livros publicados pela Editora Canção Nova.

comentários