Se você deseja ter um ótimo dia, perdoe! A Palavra de Deus diz: “Perdoai e sereis perdoados. À medida que usardes para com os outros será usada convosco.” (Lucas 6,37)
Perdoar é uma condição essencial para ter um coração livre e, consequentemente, uma vida nova. Mas qual é o primeiro passo que devo dar quando o assunto é perdão?
Perdoe! Isso é decidir pelo amor
Durante muito tempo em minha vida, todas as vezes que eu ouvia falar em perdão, logo vinha à minha mente a ideia de que eu devia esquecer as ofensas que havia sofrido, e isso me impedia de dar passos adiante, já que eu considerava impossível esquecê-las.
Tenho aprendido, porém, e partilho com você que o perdão não tem nada a ver com esquecimento. O perdão é, antes, uma escolha que fazemos de não cultivar o mal recebido em nosso interior, uma atitude que tomamos independente da lembrança que vamos ou não continuar tendo do fato.
Perdoar, portanto, não é esquecer, mas, a exemplo de Jesus, decidir amar. Ele deu o maior exemplo de perdão no alto da cruz quando rogou ao Pai por Seus algoses. E para que a súplica do perdão seja eficaz, Jesus nos deixou, além do exemplo, uma condição: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” (Mateus 6,12). Sendo assim, o dever para com Deus – pedir perdão – está vinculado a um dever para com o próximo de perdoar; e é precisamente este segundo dever que torna eficaz o cumprimento do primeiro.
Leia mais:
::Vamos começar tudo outra vez?
::Leia a Palavra de Deus
::Tenha um bom propósito
::Acompanhe celebrações da Santa Missa!
Deus, que Se fez Salvador dos homens e quer que sejamos salvos, está sempre pronto a dar o Seu perdão, mas escuta a prece daquele que, antes, cumpriu sua obrigação para com o próximo.
Oração
Senhor, eu creio que perdoando eu serei mais livre e mais feliz, mas Tu sabes como sou fraca e apegada aos meus sentimentos feridos. Preciso do Teu socorro, Senhor! Vem ajudar-me a perdoar e a amar, assim como Tu perdoas e amas. Concede-me imitar a Tua misericórdia para merecer a Tua graça. Amém!