BONDADE

É preciso fazer o bem a qualquer pessoa em qualquer situação

Faça o bem para as pessoas próximas e até para aqueles que você nem conheça

“O Amor seja sincero. Detestai o mal apegai-vos ao bem, empenhai-vos em fazer o bem diante de todos” (Rom 12,9-17). Acredito que Deus tem uma pedagogia própria para lidar com cada um de nós, porque Seu amor é único, pessoal e incondicional. Isso implica em uma direção concreta para alcançar a santidade.

Encontro, nessas palavras de São Paulo – “Empenhai-vos em fazer o bem” –, a via pela qual Deus me chama a caminhar para a santidade. Posso afirmar que vivo o meu ‘PHN‘ (Por Hoje Não vou mais pecar) na decisão e na escolha pelo bem. Deus me convenceu, pela sua Palavra, de que eu preciso combater o mal e o pecado que há em mim fazendo o bem: diante de todas as situações, circunstâncias, fatos e conhecimentos devo escolher o bem. A pessoa humana possui uma capacidade natural de transpor suas dificuldades, fazer escolhas, responder pelo seu crescimento. Imagine toda essa capacidade sob o auxílio da graça de Deus!

Fazer o bem a qualquer pessoa e situaçãoFoto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Seja portador da Palavra de Deus

Compreendo, hoje, que fazer o bem a qualquer pessoa e em qualquer situação significa ser portadora da bênção de Deus, uma vez que Ele nos diz: ‘Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade’ (Dt 30,19). Deus me chama a abençoar sempre. Segundo o dicionário de espiritualidade, “abençoar” significa fazer o bem e desejar o bem a todos, querer o bem de Deus para com os homens e o bem dos homens para com Deus.

Quando faço o bem, Deus arranca do meu coração todo egoísmo, toda tendência de ficar fechada em mim mesma. Quando faço o bem, Deus me abre o coração para o amor verdadeiro e sincero, o amor desinteressado. Não é fácil, mas à medida em que a via do bem vai se firmando como via de santidade para mim, deparo-me com minhas limitações, medos, mágoas, ressentimentos e fechamento; todavia, isso se fez necessário, até mesmo para perceber onde eu preciso ser trabalhada e curada pela Senhor.

Leia mais:
.: Fazer o bem faz bem
.: Bondade e beleza fazem parte da mulher
.: Fazer o bem faz bem
.: Quer fazer bem todas as coisas?

Faça sempre o bem

Quando faço o bem, Deus arranca de meu coração todo medo de autoridades, porque encontrei, na Palavra, a resposta: “Queres não ter medo da autoridade? Pratica o bem, pois a autoridade está a serviço de Deus, para te levar à prática do bem” (Rom 13,3b-4). Mais ainda, pela Palavra Deus redespertou em mim a confiança, arrancando os temores: ‘Ora, quem é que vos fará mal, se vos esforçais em fazer o bem?’ (1Pd 3,4).

Hoje, entendo que para combater o mal, o pecado, eu preciso tomar a decisão pelo bem. Não é algo forçado, mas uma decisão livre e consciente, que, aos poucos, vai se tornando um hábito, porque essa é a via do meu PHN, da minha santidade e salvação. Quando tomo a decisão de fazer o bem diante de qualquer situação e de qualquer pessoa, a graça de Deus vem em meu socorro, tornando sobrenatural aquilo que eu não posso sozinha.

Deus abençoe você.

Vera Lucia Reis

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.