Esperança

Ano novo, tempo novo: como viver melhor?

O ano começou, e com ele algo muito diferente do que vivemos nos anos anteriores: passamos 2020 vivendo as incertezas geradas pela COVID-19. O que duraria 15 dias ou quem sabe um mês se estende até agora. Nossas rotinas foram alteradas intensamente; e com todas as mudanças e indefinições, nossa saúde mental tem sofrido um impacto expressivo.

Uma vez que essa situação deve se manter ainda por um tempo, é importantíssimo que possamos cuidar da nossa saúde mental com mais atenção, pois o equilíbrio emocional permitirá que nos mantenhamos bem em todas as realidades da vida.

Ano-novo,-tempo-novo-como-viver-melhor

Foto Ilustrativa: Maria Stavreva by Getty Images

O estresse advindo da mobilidade reduzida, das relações sociais limitadas, da falta de carinho físico é considerável, e com isso atividades que possam nos descomprimir de toda essa pressão são extremamente necessárias.

Como melhor o ano e estabelecer metas?

Faça uma revisão de vida: o que deu certo no ano passado? Quais metas estabelecidas não foram cumpridas? O que o impediu? Caso você seja muito autocrítico, aproveite para avaliar aquilo que está totalmente fora do seu controle, mas que, efetivamente, pode ter prejudicado sua execução.

Coloque metas reais: muitas vezes, optamos por metas grandes demais. Por exemplo, perder 20 quilos em 2 meses, meta típica do começo do ano, e parece quase impossível ou requer práticas pouco saudáveis. Ajuste sua meta para aquilo que é possível e realizável, sem se colocar em risco.

Organize-se e faça acontecer

Organize-se: aquele monte de roupas para doar ou consertar, aquela agenda que vive fora de lugar, aquelas contas que vivem atrasadas, o consumismo fora de padrão. Esses são alguns exemplos de coisas que você precisa organizar e fazer acontecer. A organização ajuda e muito a otimização do tempo.

Use melhor o tempo: use agenda, marque seus compromissos, estabeleça alguns horários. Quando você tem ideia do uso do tempo, sabe onde aplicar seus esforços. E o mais importante: cumpra seus horários para que seu dia seja melhor aproveitado e sua energia também.

Reveja seus hábitos: como tem conduzido sua vida? Quais hábitos precisa adquirir e quais precisa abandonar? Quais costumes são nocivos? Mudanças exigem sacrifícios, trocas, exclusões.

Leia mais:
.:Como manter a saúde em tempos de quarentena?
.:Quais alimentos produzem a ansiedade?
.:Pandemia e crianças: dicas de como lidar com esse tempo
.:O sono é considerado nutriente? Como assim?

Priorize sua saúde, seu lazer e sua metas

Cuide de sua saúde: como viver bem cuidando da sua saúde e alimentação? Como anda seu horário de dormir e acordar? Tem feito exames periódicos? Tem cuidado do seu corpo? Quais ajustes precisa fazer? Como está sua saúde mental? Além do corpo, é preciso cuidar da alma, daquilo que sustenta o corpo. Leitura, amigos, hábitos… O que você tem feito efetivamente?

Tenha prioridades: é essencial estabelecer prioridades para a vida, e que elas sejam executáveis, pois, se você pensar em 200 coisas ao mesmo tempo, muito provavelmente deixará algo para trás, ou ainda haverá uma frustração quase certa.

Organize seus dias de descanso: assim como o trabalho é importante, também é importante ter pausas periódicas para descanso. Coisas simples, mas que o tira da rotina e já alivia demais!

Toda meta precisa de um prazo: tudo aquilo que fica solto demais tende a não ser realizado. Então, coloque prazos para aquilo que deseja cumprir. Quando você tem uma data prevista, tem condição de revisar e, se necessário, repensar e retomar suas ideias.

Depois das incertezas, renove suas esperanças

Escreva suas metas e comprometa-se com elas: deixe de lado aquela meta: “desejo ser uma pessoa melhor”, “quero viver melhor em 2021”. Isso é extremamente vago. Deseja ser melhor em quê? Quer viver diferente como? Troque frases soltas por: quero ler dois livros por mês (ou seja, você definiu o quê, quanto, de que forma). Quero viver melhor com meu marido, melhorando meu diálogo com ele (definiu de forma clara o que precisa e como fazer).

Um novo ano renova as esperanças, reaviva o ânimo e impulsiona às mudanças. Ousar significa pensar diferente. Num ambiente que trouxe incertezas, você precisa, para um tempo novo, de novas posturas e novos hábitos, quebrando costumes e vivendo melhor, dia a dia, pouco a pouco, com metas realizáveis, possíveis e, acima de tudo, que estejam alinhadas com aquilo que você acredita e necessitas.

banner_tenha um otimo dia

comentários