Reflita

9° dia da Novena de Natal: renovação espiritual pela ação de Deus

Acompanhe o último dia da Novena de Natal, um tempo especial marcado pela feliz espera do nascimento de Jesus.

Ouça o nono dia da Novena na íntegra:

 

Há muitos que gostam de, neste tempo, montar o presépio na sala de casa para lembrar que o Natal se aproxima. E que alegria! Mas a maioria se esquece de preparar o presépio do coração com gestos de bondade, arrependimento, conversão, perdão e amor para receber, em sua alma, o Senhor da vida. Demos início ao nono dia da Novena de Natal.

Nono dia

Senhor Deus, que enviaste Teu Filho como luz para o mundo, ajuda-nos a refletir essa luz em nossas vidas. Amém!

Palavra de Deus

João 1,1-18

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio junto de Deus.

Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.

Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens.

A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.

Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.

Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.

[O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.

Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu.

Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus,

os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.

João dá testemunho dele, e exclama: “Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim”.

Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça.

Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.

Reflexão e partilha da Palavra

Tendo em mente a Palavra de Deus, São João explica que a lei veio por Moisés. Mas a graça só vem por meio de Jesus Cristo (Jo1, 17). Homens bem intencionados e santos como Moisés podem dar leis ao povo. Mestres inspirados podem oferecer diretrizes, regras de vida. Mas só Jesus Cristo pode, com o seu Espírito Santo, conceder a graça de viver essas coisas.

Sem a graça de Deus não pode haver vidas transformadas. Aqui está a grande razão pela qual nós precisamos ser profundamente mergulhados no Espírito Santo e por ele renovados. O que mais precisamos, neste Natal, é aceitar o presente de Deus. A graça de voltar para o Senhor. Uma vida endurecida, rebelde, incapaz de abrir o coração para acolher Jesus.

Natal, uma jornada de renovação interior

Uma vida assim lança um véu de escuridão sobre o coração. Obscurece a inteligência. Impede a pessoa de reconhecer o poder de Deus, que está aí para nos libertar, para nos salvar. Mas esse véu de escuridão é removido pelo Espírito Santo no momento em que a pessoa se converte ao Senhor (2Cor 3, 14ss).

Numa família, essa conversão deve começar pelos pais. Os filhos se abrem à graça de Deus e descobrem a diferença entre temer o Senhor e amar-Lhe, simplesmente quando dentro de casa encontram alguém que lhes ensine a orar e lhes fale das coisas do céu. Que esse alguém seja seu pai e sua mãe. Todo pai e toda mãe deveria ter a coragem de dizer aos seus filhos algo semelhante ao que Santo Agostinho costumava a dizer aos seus filhos espirituais.

A ação de Deus por meio da renovação da fé

Santo Agostinho dizia assim: “Livrem-se de tudo, o que em vocês é velho, pois Deus lhes deu um cântico novo e uma vida nova. Que neste Natal tudo seja novo. O cântico novo, a oração nova, a vida nova, não convém a quem insiste em ser um homem velho e apodrecido pelas mentalidades deste mundo. Só aprendem esse cântico espiritual, os homens novos, renovados da velhice mediante a graça. São homens novos porque pertencem a Cristo e já pertencem ao reino dos céus. Foi por nos querer assim renovados que o senhor Jesus Cristo nos deu um mandamento novo de amarmo-nos uns aos outros como ele nos amou. Pois é este amor, que nos renova e nos torna herdeiros do céu. É este amor, que nos renova e nos torna herdeiros do céu”.

Leia mais:

.: Renovação interior

.: Mude e desfrute da alegria de um coração renovado

.: A fé: uma alegria renovada

.: Bem-aventuradas: Como ter um coração renovado?

Nos nossos dias, o Senhor Jesus quer despertar, no coração do seu povo, o desejo ardente e mesmo a graça, é uma graça de Deus. A graça de experimentar algo dessa vida nova. Muito se fala dos sinais que acompanham essa experiência espiritual, a experiência espiritual da vida nova. Ela é acompanhada de sinais. Que sinais são esses? Carismas, ministérios, poder de oração.

Um desejo da alma, a busca pela renovação

O poder de pregar o Evangelho, contudo, não se deve nunca, nunca ignorar que essas manifestações são apenas um sinal de algo mais profundo que Deus está fazendo. O Senhor está derramando o seu Espírito Santo sobre aqueles que o desejam sinceramente. E nessas pessoas, ele cria um coração novo que dá a elas a possibilidade, pelo poder de sua graça, de experimentar uma nova maneira de amar e de servir a Deus.

O Espírito Santo não só muda a vida das pessoas, mas concede uma vida inteiramente nova, porque gera Jesus no coração de quem o recebe. E para que essa experiência seja autêntica, precisa acontecer em profundidade. A pessoa deve querer, deve pedir e deve mesmo se abrir para renovar o mais íntimo do seu ser e não só as aparências.

Jesus é a luz que brilha nas trevas trazendo vida, trazendo esperança. E também nós devemos refletir essa luz, naquilo que nós fazemos e nas palavras que nós falamos. Então, para cada um de nós a coisa mais importante e poderosa que devemos fazer neste Natal e que nos permitirá um novo começo é uma renovação do nosso batismo.

O poder do Espírito Santo na renovação do coração

Foi aceso em nós o fogo do Espírito Santo quando nós recebemos o batismo. Pode ser que esse fogo esteja escondido debaixo de uma camada de cinzas. E se é o caso, então nós devemos retirar as cinzas para que esse fogo se inflame mais e mais e mais, para que ele volte a brilhar, para que ele volte a arder e a nos tornar capazes de amar de verdade, não só com palavras.

Se, nesse momento em que você reza conosco esta novena, brotar, no seu coração, uma vontade irresistível de que tudo seja renovado em você pelo Espírito de Deus, se você desejar essa graça e invocá-la, eu lhe garanto que Deus não vai tardar em concedê-la a você e vai também dar-lhe a ocasião de experimentar aquilo que vai mudar a sua vida para muito melhor.

Não só para melhor, vai mudar para melhor e vai mudar para sempre. Então, aceite o que Jesus está lhe oferecendo. Permita que este seja o seu maior presente de Natal. Tornar-se um homem novo de verdade, uma mulher nova na profundidade do seu ser. O que você gostaria que o Espírito Santo mudasse completamente em sua vida? Você tem esperança de que coisas boas e novas o esperam pela frente?

Eis que uma grande luz resplandece na noite escura. Esperança homens e anjos cantam. Nasceu o Salvador.

Transcrito e adaptado pela equipe do Formação Canção Nova 
Reflexão: Márcio Mendes