Configurar a Cristo

Sacerdócio é uma vocação de configuração a Jesus Cristo

Eu me chamo Guilherme, sou membro da Comunidade Canção Nova há seis anos e estou no segundo ano de Filosofia. Moro, portanto, no seminário Canção Nova, e sou muito feliz por poder corresponder ao chamado de Deus em minha vida.

Hoje, vivo no seminário, buscando Deus e me conformando com a vontade d’Ele, porque vejo que a vocação ao sacerdócio é uma vocação de configuração a Jesus Cristo.

Ser seminarista é aprender a ir se configurando a Jesus

No seminário, o seminarista é treinado e já vai, à medida da abertura do seu coração, sendo configurado a Cristo. À medida da abertura do seu coração, à medida do seu amor a Jesus, Ele vai sendo também, já desde o seminário, configurado a Jesus. No primeiro momento, como um discípulo atento à voz do mestre. Portanto, um aspecto muito importante na vida de um seminarista é a vida de oração, a vida interior.

É da vida de oração, da vida interior que o seminarista vai descobrindo quais os passos que ele precisa trilhar para corresponder, com entusiasmo e amor, à vocação que o Senhor o chamou, à vocação que Jesus o convida a seguir. E é claro que toda vocação é matutina, ou seja, todas as manhãs, Jesus passa pela nossa vida e nos chama a segui-Lo mais de perto. Ser seminarista é isso, é aprender, desde já, a ir se configurando a Jesus.

Créditos: by Getty Images / Motortion/cancaonova

Buscar acertar sempre! Mas, é claro, nem sempre nós acertamos

Sou muito feliz por, neste tempo, poder estar aqui no seminário dentro de um carisma, dentro do carisma Canção Nova. E como é importante ter a Comunidade Canção Nova como um apoio, como um sustento na vida do seminarista! Sei que esse também é o desejo dos meus irmãos, outros seminaristas, de fazer a vontade de Deus, de buscar acertar sempre! Mas, claro, nem sempre nós acertamos.

Leia mais:

.:Vocação: exigências para entrar no seminário ou convento
.:Seminarista: quem é e o que faz e qual sua missão na Igreja?
.:Meu irmão, Padre Léo..
.:Por que Jesus precisou se tornar humano para nos salvar

Nós nem sempre conseguimos corresponder 100% àquilo que Deus nos pede. Mas nós buscamos, né? Dia a dia, somos convidados a dar essa resposta de amor a Jesus. Olhando para a vida d’Ele – Ele que na Sua entrega ao Pai viveu uma entrega tão generosa e tão perfeita –, como modelo para a vida do seminarista, também este busca corresponder, com generosidade, a esse chamado de Deus.

É Ele quem nos chama

Deus nos chama, é Ele quem nos vocaciona, mas também nos deixa muito livres para dar essa resposta. Sim ou não? Eu, pela graça de Deus, tenho feito essa escolha por Ele. Apesar das minhas limitações, das minhas misérias, mas contando sobretudo com a graça e a misericórdia d’Ele, tenho feito essa experiência de me abandonar aos cuidados do Senhor e, abandonado, encontrar forças para corresponder, diariamente, ao chamado d’Ele, à proposta que Ele me faz.

Peço, então, que você reze pelos seminaristas da Comunidade Canção Nova, e também reze por todos os seminaristas da Igreja, porque o seminarista é o futuro também da Igreja. Por isso, precisamos rezar, todos os dias, por eles.

Deus abençoe você!