O ecumenismo segundo a Igreja Católica
A distinção entre ecumenismo e diálogo religioso
O ecumenismo, em sua definição, é a busca pela unidade entre os cristãos, ou seja, aqueles que aceitam Jesus Cristo como Deus e Filho de Deus. Essa prática difere do diálogo religioso, que ocorre entre a Igreja e outras religiões, como o budismo, o judaísmo e o espiritismo. O objetivo final do ecumenismo é a formação de um só rebanho sob um único pastor.
A doutrina sobre o tema pode ser aprofundada no Catecismo e na encíclica Ut Unum Sint, escrita pelo Papa João Paulo II. O ecumenismo não permite a renúncia a nenhum dogma da fé católica em troca de um acordo comum. A Igreja rejeita o irenismo, que busca a unidade a qualquer preço, descartando verdades fundamentais da fé.
Leia também:
:: Ser cristão, um caminho a seguir
:: Somos convidados a viver a unidade em Cristo
:: Aprenda a fazer pequenas orações ao longo do dia
O papel da oração e do diálogo na união dos cristãos
Para os fiéis, a principal forma de viver essa unidade cristã é por meio da oração constante para este objetivo. Existem especialistas preparados para o diálogo teológico com lideranças de denominações que se separaram historicamente. Casos como o de Scott Hahn exemplificam como o diálogo e o ensino podem promover o retorno à Igreja.
Transcrito e adaptado por Carla Caldas





