Luz da Fé

Qual a finalidade da catequese?

A finalidade da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo

O Catecismo da Igreja Católica, nos números 426 a 429, ensinam-nos o seguinte: “No centro da catequese, encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai, que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive conosco para sempre”.

Foto ilustrativa: Andréia Britta / cancaonova.com

E prossegue o Catecismo da Igreja: “Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado – todo o resto está em relação com ele; e somente Cristo ensina; todo outro que ensine, fá-lo na medida em que é seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar por sua boca”.

Assista ao programa:

Somos chamados a evangelizar, a sermos esse porta-voz de Cristo perante um mundo tão necessitado de esperança. Nesse sentido, em um documento escrito para a Canção Nova, no ano de 85, monsenhor Jonas já ensinava:

“Fui compreendendo na vida que evangelizar é isso. É dar uma vida que se vive […] Evangelizar é mais do que falar do Evangelho. É mais do que pregar o Kerigma. É comunicar Jesus Cristo. É comunicar a vida nova que Ele nos trouxe: o Seu Evangelho. Dizemos ‘comunicar’, porque o que se faz é transmitir vida. Transmitir o que somos, o que vivemos. Estamos ‘ligados’ no Deus que comunicamos, na vida que comunicamos, e ‘ligados’ nas pessoas a quem comunicamos Deus pela nossa missão. Nossa missão é evangelizar. É comunicar o Cristo com quem vivemos. É comunicar a vida que com Ele vivemos”.

Veja mais:
.: Luz da Fé: Dai-me um coração ardente
.: Luz da Fé: Deus visitou o Seu povo
.: Luz da Fé: Deus não nos abandona em nossas quedas

Já dizia a esse respeito São Francisco de Assis: Pregue o Evangelho a todo tempo. Se necessário, use palavras.

Um forte abraço!

comentários