Seja como Maria

Visitação da Virgem Maria à sua prima Isabel

Hoje, a Igreja celebra a Festa da Visitação de Nossa Senhora a Isabel, e podemos perceber como a Virgem Maria vai às pressas servir com alegria.

A força interior do amor de Deus, o desejo de partilhar a alegria da Boa Nova e a vontade de servir fazem com que Maria vá apressadamente à casa de Isabel.

Visitação-da-Virgem-Maria-à-sua-prima-Isabel

Foto Ilustrativa: KatieDobies by Getty Images

Virgem Maria, fonte de inspiração

A alegria da Virgem Maria contagia e nos inspira. Sabemos que a alegria do Senhor é a sua força!

Dando ênfase à alegria da Virgem Maria, transcrevo aqui um trecho do meu livro “Mulher de Valor”, reeditado pela Editora Canção Nova:

A alegria do Senhor é a nossa força!

Ser uma mulher cristã não é ser poupada de problemas. Podemos chorar, mas sabemos que Deus não nos desampara e que, apesar da dor, Ele nos dá paz. É nos momentos difíceis que aprendemos grandes lições na vida e que adquirimos temperança. Nos desertos da vida é que Deus nos trata, ensina, exorta, prova e nos faz crescer.

Deus não nos promete uma caminhada fácil, mas garante um caminho seguro; Ele não nos promete ausência de batalha, mas vitória certa. Nossa alegria deve transcender a situação, não podemos depender de momentos, pessoas ou coisas para sermos ou não alegres.

A alegria que Jesus nos dá é verdadeira, autêntica e permanente, portanto, o mundo não pode tirá-la de nós. Do mesmo modo, uma pessoa sem Jesus pode ter momentos felizes e alegres, mas nunca será plenamente feliz, pois Deus colocou no coração do homem a eternidade, e o que é passageiro não satisfaz o vazio da sua alma. Só Jesus pode preencher o vazio existente no interior de todo ser humano.

Mulher virtuosa

A mulher virtuosa tem uma visão espiritual ampla, que abrange tudo ao seu redor, por isso consegue viver a alegria em momentos de sofrimento, o que aos olhos humanos seria impossível. A mulher virtuosa é aquela que se esforça para que a sua casa seja uma “Igreja doméstica”, plena de alegria, paz, amizade e, sobretudo, fé, como está escrito no Diretório da Pastoral Familiar, no 365 (Documentos da CNBB, no 79):

O próprio “clima” que existe numa família católica já é atrativo e eloquente por si mesmo. De modo especial, falam a alegria e o bom humor serenos que reinam no meio das mais variadas circunstâncias, também diante da dor e da doença. São evangelizadoras e contagiantes a paz, a segurança e a alegria que emanam de uma fé coerente, vivida no seio de uma família verdadeiramente cristã.

Leia mais:
.: Adquira o livro “Mulher de valor”, de Marina Adamo
.: A solidão e seus efeitos na vida de uma mulher
.: O que preciso para ser uma mulher de fé?
.: Como ser uma mulher conforme a Palavra de Deus  

Qual é o verdadeiro sentido da felicidade?

Aprendamos com a Mãe da alegria o verdadeiro sentido da felicidade, pois em Maria temos o sorriso daquela que fez a vontade de Deus e que é cheia da graça d’Ele.

Maria demonstrou alegria no serviço à sua prima Isabel, e nos ensinou que aqueles que servem a Deus devem fazê-lo alegremente. A alegria que Maria expressa no Magnificat é a alegria verdadeira, a mesma que Deus quer derramar na vida de todos nós. Neste canto, ela nos convida à alegria: “Minha alma engrandece o Senhor”. Ela proclama que só Deus é grande, porque Ele é o fundamento do universo. Uma vida sem o Senhor é uma vida vazia.

É preciso descobrir na vida os motivos do louvor, sobretudo, logo que acordar, dar graças a Deus pelo dom da vida, e não considerar irrelevantes os dons, presentes preciosos, que Deus lhe dá. A revisão do dia também deveria começar sempre com o cordial agradecimento pelas graças que o Senhor nos concedeu e pelas maravilhas que realizou em nossa vida.

Sejamos como as mulheres virtuosas, que olham o mundo com os olhos de Deus e O louvam por tudo o que Ele faz de bom, tendo mais clareza para discernir o bem do mal, e que assumem esta Palavra como ordem do Senhor: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4,4).

Ó Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa, visite a nossa casa, nossa família, os doentes e todos que necessitam da sua santa presença.

Marina Adamo
Missionária da Comunidade Canção Nova

banner_espiritualidade