descubra!

Em que consiste a Devoção a Santíssima Virgem?

Por muitas vezes, desejamos nos aproximar de Deus e da vida religiosa acreditando que o mais importante é o simples fazer. Acreditamos que fazer orações, romarias, leituras já seja o suficiente. “Eu rezo o terço”, e isso já é suficiente, contudo, te digo que essas práticas são bons começos, mas não são o todo.

São Luís quer nos ensinar por meio de seus escritos que existe a importância dos atos exteriores, como foi citado, porém, eles devem estar carregados de sentido e movimentos interiores. O ato de fazer coisas serve para edificar as pessoas que veem e para alimentar a prática interior. Como o próprio padre Jonas ensina para a comunidade: as práticas de oração são como lenhas que alimentam o fogo da espiritualidade interior.

Em que consiste a Devoção a Santíssima Virgem?

Foto ilustrativa: Paula Dizaró/cancaonova.com

Qual a intenção da sua devoção?

Dessa maneira, a verdadeira devoção e o sentido mais profundo dela está no coração de cada devoto. Podemos dizer que está na intenção da devoção. Não se pode querer a maternidade de Maria para se aparecer, para ser achado mais santo, por pura farsa ou teatro. É preciso cultivar uma vida interior e humilde como a da própria Mãe de Deus e esse é o convite para você.

No capítulo VIII, art. II, o santo nos mostrará como viver essa interioridade através de quatro ideias bem marcadas e simples. Para ele, a profunda devoção a Maria está em cultivar no nosso coração o: Fazer tudo por Maria; Fazer tudo com Maria; Fazer tudo em Maria e Fazer tudo para Maria.

Leia mais:
::São Bernardo de Claraval, devoto da Virgem Maria
::Santa Bernadete, devota da Virgem Maria
::Falsas devoções no culto a Maria
::As 5 características da verdadeira devoção a Nossa Senhora

Essas quatro propostas nos apontam uma vida interior, uma atividade que parte de dentro e transborda para fora. Ou seja, é o cultivo das intenções, o complemento e a essência da devoção, a perfeição dela. Reflita um pouco nessas propostas, pense que, no seu dia a dia, você irá se exercitar nisso, irá meditar isso e irá rezar com isso.

Dessa maneira, todas as outras atividades e exercícios de piedade que faremos ganharão novo sentido e profundidade. A récita do Santo Rosário, o ofício de Nossa Senhora, as romarias e devoções particulares ganharam mais força e vida. Maria irá se manifestar naquilo que Ela foi mestra: a vida interior.

Referências:

GRIGNION, Luís Maria. Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem. Ed.Vozes, 44ºed. Petrópolis, 2014.
GRIGNION, Luís Maria. O Segredo de Maria. 1ºed. Lorena: Cléofas, 2010.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Maria_Grignion_de_Montfort acessado em 07 de Maio de 2020. 

banner the church


Rafael Vitto

Rafael Vitto, natural da cidade de Cuiabá (MT), é membro da Comunidade Canção Nova desde 2015. Hoje, ele é seminarista e estudante da curso de Filosofia na Faculdade Canção Nova.

comentários