Quinta-feira Santa

A celebração dos Santos Óleos que renova as promessas sacerdotais

A Missa do Crisma, mais conhecida como Missa dos Santos Óleos, é celebrada normalmente na Quinta-feira Santa pela manhã na catedral. Ali, reúnem-se o bispo local com os seus sacerdotes para uma belíssima e solene celebração eucarística. Esses bispos e sacerdotes constituídos na última ceia como servos do mistério eles realizam ali a unidade do seu sacerdócio no único e grande sacerdote que é Jesus Cristo.

Como participamos do mistério pascal do sacerdócio de Cristo na Eucaristia

Nessa Missa então se manifesta o mistério pascal do sacerdócio de Cristo participado pelos ministros constituídos em cada igreja local; estes que são ordenados e enviados para a igreja local, neste dia, renovam o seu compromisso a serviço do povo de Deus. O bispo com os outros sacerdotes que concelebram abençoam também os óleos que serão usados nos diversos sacramentos. O crisma é um óleo misturado com perfume para significar o dom do Espírito Santo no batismo, na crisma, na ordem. O óleo dos catecúmenos e o óleo para os enfermos são sinais da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.

Arquivo CN/cancaonova.com

 Através de uma realidade, digamos assim terrena, já transformada pelo trabalho do homem – o óleo – e de um gesto simples e familiar – a unção que se dá desde o Antigo Testamento –, exprime-se assim a riqueza da nova existência em Cristo que o espírito continua a transmitir à Igreja até o fim dos tempos. Conforme o costume tradicional, a bênção do óleo dos enfermos é feita antes de terminar a oração eucarística.

Consagração do crisma após a liturgia da Palavra

A bênção do óleo dos catecúmenos e a consagração do crisma são feitos depois da comunhão. Entretanto, pode-se realizar todo esse rito da bênção também depois da liturgia da palavra seguinte, seguindo um modo próprio da igreja. Ou seja, forma-se uma procissão na sacristia, até o altar, para levar o óleo para o santo crisma, o óleo dos enfermos e o óleo dos catecúmenos. 

Leia mais:
.:Semana Santa, entenda o que é e seus principais momentos
.:Domingo de Ramos, um caminho norteado pela caridade, jejum e oração
.:O Mistério da Paixão do Senhor
.:Maria, a incorrigível 

Neste dia, toda a Igreja é convidada a mergulhar no mistério do sacramento da ordem e dar graças a Deus pelo sacerdócio, porque foi vontade do Senhor que os homens escolhidos por ele para levarem adiante a missão apostólica pudessem perpetuar nos quatro cantos da Terra. Nesse dia, ao renovarem também a sua promessa sacerdotal, os padres e os bispos renovam, antes de tudo, a sua entrega total a Deus.

banner_bíblia