Distância

Natal é o momento de reunir toda a família e celebrar

Todos os anos, no Natal, os Astuti reunem toda a família

Na noite de Natal, reunir todos da família é algo que muitos ainda prezam. Desejam cultivar o sentimento de “ser família” nas novas gerações. É uma forma de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, e fazer com que Ele renasça no coração de cada um.

A jovem, Receba Astuti, de 19 anos, diz que todos os anos aguarda ansiosamente por essa época do ano para encontrar os tios e primos. “No Natal eu me refaço, me dou a chance de ser melhor e com mais intensidade. Família unida não tem preço!”. Disse Rebeca.

Viver a noite de Natal

cancaonova.com: O que é Natal para você e o que ele significa em sua vida?

Rebeca Astuti: Natal para mim é família. É a melhor época do ano, na qual, junto com o nascimento de Jesus, vivemos o renascimento das famílias. É a época também em que somos convidados a sermos melhores para as pessoas e situações ao nosso redor. Somos chamados para fazer a diferença!

Eu, particularmente, amo o Natal! Na minha vida e história ele tem um significado muito importante, pois, além de celebrar o nascimento de Jesus, é a época do ano em que minha família se reúne. Nos reencontramos, renascemos um para o outro, estamos ali sendo luz na vida do outro. É uma data bem marcante para mim.

cancaonova.com: Como costumam ser os seus Natais?

Rebeca Astuti: Como disse acima, costumam ser em família. Sou católica, assim como, toda a minha família, então, nos reunimos para celebrar essa data tão importante que é o Natal e nos divertimos muito! Momentos com os primos e tios que moram longe são bons demais e só nos vemos nessa época. Passeamos, curtimos nossos avós, enfim, guardo lembranças muito gratificantes e recheadas de amor. No Natal eu me refaço, me dou a chance de ser melhor e com mais intensidade.

cancaonova.com: O que mais te marcou e do que você recorda dos Natais quando era criança, adolescente e hoje?

Rebeca Astuti: Quando criança, os Natais aconteciam na casa dos meus avós, uma grande reunião de família. Lembro-me de que, além dos meus tios e primos, os irmãos e sobrinhos da minha avó costumavam, também, reunirem-se conosco.

Venho de uma família muito grande e unida, sou feliz por isso. Meu tio, que hoje já está no céu, todo ano se vestia de “Papai Noel” e  entregava-nos os presentes, ia de um a um, de maneira tão doce que emociono-me de lembrar. Depois, um primo assumiu esse papel de Papai Noel.

De uns anos para cá, cada ano nós passamos em um lugares diferentes, mas sempre em família. Somos em 18 pessoas e fico sempre muito ansiosa para essa data chegar, porque, como moro longe da minha família, sinto muita falta desses momentos e, sinto também que, conforme “crescemos” vamos nos aproximando e nos amando mais. Sou muito grata por isso!

Leia mais:
.: O Natal é tempo de acender a luz no seu coração
.: Conheça os símbolos do Natal
.: Como viver com os filhos a autenticidade do Natal?
.: Natal, delicadeza de Deus

cancaonova.com: Uma vez que, cada um mora em um estado diferente, qual é a sua sensação em se reunir com a família, todos os anos e, juntos, celebrarem o Natal?

Rebeca Astuti: Cada ano que vem é uma emoção diferente. Mesmo ficando o ano todo sem nos vermos, quando nos encontramos parece que convivemos diariamente. Nem todas as pessoas conseguem se reunirem com a família todos os anos, eu sei que sou abençoada por ter essa oportunidade. Família unida não tem preço!

cancaonova.com: Sempre passam todos juntos? E quando um não pode estar presente, qual é o sentimento?

Rebeca Astuti: Nos últimos anos todos conseguiram estar presentes, mas se falta alguém, apenas um que seja, sentimos muito. Pois, bom mesmo é quando a família está completa! Foram raros os momentos em que não conseguimos isso. Durante um certo tempo, um tio meu não conseguia vir com meus primos, porque como moram muito distante daqui, o custo da locomoção de lá para cá nem sempre ajudava essa aproximação, e lá eles têm a outra parte da família, então, se dividiam nos anos; um ano cá, outro lá. Entretanto, todos os anos, o esforço é de todos para estarmos juntos, principalmente dos meus avós. Contudo, é uma alegria imensa estarmos todos reunidos!

União

Mesmo aqueles que não podem estar celebrando o nascimento de Jesus com sua família, reserve alguns minutos desse dia para mandar uma mensagem ou um gesto de felicitação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.