Família

União e alegria na noite de Natal em família

Mirele, conta como foi passar o Natal longe da família, pela primeira vez

O Natal é uma época do ano em que as alegrias e os sentimentos de união, fé, amor e solidariedade afloram muito mais nas pessoas. O mais importante dessa ocasião é celebrar o nascimento do Menino Jesus nos nossos lares, por isso, é comum as famílias se unirem para a ceia de natal.

A jovem, Mirele Marques Borges, de 28 anos, desde pequena testemunhou os avós unirem a família na casa deles, para celebrarem o nascimento de Jesus e comemorar a noite de natal com uma ceia e “amigo-secreto”, tradicionalmente todos os anos.

Os anos foram passando e a jovem foi crescendo, mas, a vida, por vezes, nos proporciona oportunidade única, assim aconteceu com ela: ela foi selecionada para o programa “Ciências sem Fronteira”, do Governo Federal, para ficar um ano em curso de especialização. O tempo que ficaria por lá coincidiu com as festas de fim de ano e, a jovem, não deixou que a luz e a ligação com a família, na noite de natal ficasse esquecida.

Natal em família

cancaonova.com: O que é o Natal para você?

Mirele Marques Borges: O Natal para mim é amor e união. Sempre sinto uma energia boa nessa época do ano. Muitas pessoas não acreditam, mas, para mim Natal tem cheiro e, já no final de novembro começo a sentir esse cheiro, que pode ser traduzido como o anteceder de uma chuva, e isso me enche de uma energia boa.

cancaonova.com: Qual a importância e significado do Natal?

Mirele Marques Borges: A importância do Natal vai além das festas, comemoramos o nascimento de Jesus. Significa que: nos preparamos para renascer também, renascer como pessoas melhores, com esperança e empatia para viver mais um ano e poder trazer harmonia para os que estão a nossa volta.

cancaonova.com: Como costumam ser os seus Natais?

Mirele Marques Borges: Sempre passei o Natal com a minha família. Antigamente nos reuníamos na casa da minha avó paterna e, hoje, continuamos nos reunindo, porém cada ano em uma casa diferente. E agora com a nova geração temos aquele gostinho infância de novo, acreditando na magia do natal.

cancaonova.com: O que mais te marcou e o que você recorda dos Natais quando era criança, e dos mais atuais?

Mirele Marques Borges: Quando criança, o Natal que mais me marcou foi quando meu avô se vestiu de Papai Noel, e nos deu um susto, porque não esperávamos vê- lo vestido assim. Foi bem divertido.

Um natal muito marcante, foi o Natal de 2014, quando estava realizando um intercâmbio na Europa e pude assistir a Missa do Galo, no Vaticano, na noite de Natal. Encontramos vários brasileiros lá, alguns estavam em grupo e outros sozinhos, e todos nós nos reunimos e compartilhamos os lanches que tínhamos levado para passar o dia. Foi muito bom ter a companhia de um grupo grande de brasileiros para comemorar a noite de Natal. E, quando voltamos para o hotel, morrendo de fome porque não havia mais lugares abertos para comer, tivemos uma surpresa, o “Papai Noel” não se esqueceu da gente. Chegamos ao hotel e, no nosso quarto, havia uma cesta de Natal com panetone e outros quitutes deixado pelo dono do Hotel. Escrito “Buon Natale” e essa foi a nossa ceia de Natal naquele ano.

Leia mais:
.: Os perigos de trocar os símbolos cristãos pelos pagãos no Natal
.: O Natal é tempo de acender a luz no seu coração
.: Como viver com os filhos a autenticidade do Natal?
.: O motivo que nos faz celebrar o Natal

cancaonova.com: Como foi para você passar o seu primeiro Natal longe da sua família?

Mirele Marques Borges: Foi estranho. Eu estava vivendo uma experiência que queria compartilhar com todos e sentia saudades da minha família, mas, lá tinha alguém bem especial ao meu lado.

Combinei com minha família de conversar via Skype, para desejar “Feliz Natal” para todos. Então, fui até a um café com internet, peguei um gorrinho de natal, junto com a senha do wifi, é claro, e liguei via Skype para desejar Feliz Natal com 5 horas de antecedência (risos).

cancaonova.com: Nesse primeiro Natal que passou longe da sua casa, já que tinha o costume de passar sempre com a família, qual foi o sentimento naquele momento?

Mirele Marques Borges: Foi um Natal muito diferente. Senti saudades de todos e, também, das nossas tradições. Mas dei um jeito desejar Feliz Natal a todos via whatsapp. A tecnologia ajuda muito nessas horas.

cancaonova.com: Qual a mensagem de Natal que você deixaria para as pessoas que passam o Natal longe da família?

Mirele Marques Borges: O Natal é uma época mágica, não importa onde você esteja, aqueles a quem amamos sempre estarão junto de nós em pensamento e coração.

Celebre o Natal!

Reúna sua família e celebre o nascimento de Jesus Cristo no seu coração!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.