Histórias de Natal

O Natal é celebrado na simplicidade e no amor entre as pessoas

Em cada lugar o Natal é celebrado de uma forma, mas Jesus se faz presente

Natal é celebrado de diferentes maneiras, por pessoas cristãs do mundo todo. As tradições de cada país regem esse dia, no qual visa-se a celebração do nascimento do Salvador.

Para Luis Roberto, esse dia é o momento de reunir a família, desfrutando de uma ceia em comemoração ao aniversário do Menino Jesus. Mas, essa realidade é bem diferente, daquela que ele vivia quando era pequeno, por volta dos anos 60.

Na infância dele, ele morava com seus pais, sua avó e seu irmão; em um sítio na cidade de Guaratinguetá (SP). Sua casa (ainda), não havia energia elétrica, e com isso os alimentos tinham de ser preparados e consumidos instantaneamente.

Luis recorda que, no dia 25 de dezembro, seus familiares se reuniam para almoçar. Especialmente nesse dia, seu pai comprava garrafas de guaraná, o que naquele época não era algo acessível a todos. Ele conta que, para resfriar essas garrafas, o pai dele, as deixavam pernoitar em uma nascente de água, pois, a água corrente exercia a mesma função do que a geladeira.

“O almoço era um frango caipira com macarrão e muitas vezes uma carne de ‘panela’“, relata Luis.

Apesar da simplicidade, o tradicional costume de colocar uma sapatinho para o papai noel, também, era vivido por ele. O sapatinho era substituído por uma botina.

“Colocava uma botina velha atrás da porta. O que mais me marcou foi um carrinho que ganhei, era um caminhão para puxar, todo de madeira”, contou emocionado.

Mesmo diante da simplicidade, o verdadeiro sentido do Natal, não deixava de ser vivido por ele e seus familiares: Cristo se fazia presente naquele lar.

Leia também: 

.: Descubra o significado dos símbolos de Natal 

.: Família de Nazaré : Uma família diferente

.: O motivo que nos faz celebrar o Natal

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.