NATAL

Como preparar uma novena de Natal em família?

Uma boa festa precisa ser preparada com antecedência, não é mesmo? Imaginemos um casamento: com quanto tempo os noivos se preparam, organizam coisas, fazem contatos, orçamentos, colocam ideias no papel, procuram casa, enxoval e tudo mais?

O Natal é uma das maiores festas cristãs, porque, ao celebrarmos o Nascimento de Jesus, comemoramos a sua encarnação, o fato de Deus ter assumido a nossa natureza humana, e com isso nos eleva a dignidade de filhos, resgata a nossa imagem e semelhança, salva-nos. Portanto, para além dos presentes, ceias, enfeites existe algo bem mais profundo a ser vivido na festa do Natal. Sendo assim, a preparação para adentrarmos neste mistério precisa ser bem feita.

Como preparar uma Novena de Natal em família?

Foto ilustrativa: andresr by Getty Images

Novena de Natal em família

Neste tempo de Advento, a Igreja nos assiste com uma série de elementos que podem ajudar e nos colocar no sentido real desta festividade. Além da liturgia própria e de toda a simbologia natalina que nos convida a uma meditação, somos chamados a fazer a novena de Natal. Esta é uma prática importante neste tempo preparatório, e não deve ser feita somente nas paróquias ou por iniciativa dos grupos, mas precisa ser uma ação também nas famílias. Abaixo, pensamos em algumas dicas para aproveitarmos bem essa atividade própria do Advento, que é a Novena.

1. Marque a data do período em que irá fazer a novena em sua casa

Geralmente, as novenas começam no dia 15 ou 16 de dezembro, a depender de como as famílias se organizam para o encerramento, que pode ser no dia 23 ou dia 24, já fazendo parte da Vigília.

2. Motive os participantes

É importante que toda a família se envolva com a novena, por isso avise antes, fale sobre a importância deste momento de oração em família, pense em atividades para cada um durante a oração.

3. Prepare o subsídio

Todos os anos, a Igreja no Brasil disponibiliza um livreto coma novena e que já vem com divisões dos momentos. Se quiser se valer deste material, leia antes, prepare as músicas, veja o que cada pessoa pode fazer e distribua as tarefas. Se optar por outro material, as observações são as mesmas. É importante começar sempre invocando o Espírito Santo para inspirar todo o momento, escolher cantos natalinos ou músicas que digam respeito a esse tempo de Advento. Em qualquer hipótese, é importante ter um subsídio com leituras e meditações próprias. Veja em sua paróquia ou grupo do qual participa. O importante é entender que este é um momento também de evangelização e experiência com o Senhor. Por isso, o conteúdo a ser trabalhado é essencial.

4. Não faça a novena sozinho(a)

Inclua as crianças, adolescentes, jovens e os idosos , pois eles sempre podem exercer funções importantes nestes momentos, mesmo que ainda não estejam engajados na Igreja. Essa, inclusive, é uma boa oportunidade de despertar a fé na família.

5. Prepare o ambiente e o momento adequado

Escolha um local apropriado. Alguns fazem a novena à medida em que vão montando o presépio e ou a árvore de Natal, outros já se reúnem ao redor do Presépio montado. Tudo isso é muito bom e já nos coloca no clima natalino. A importância de um horário marcado é para ajudar cada um a se organizar nas tarefas do dia e poder estar presente.

6. Prepare-se antes

Lembre-se: é um momento de evangelização. Além de garantir que todas as ações anteriores sejam feitas, é imprescindível que aquele que estará à frente da novena prepare-se espiritualmente. Faça uma boa confissão antes do período da novena e, a cada dia, as meditações, a fim de ser um instrumento eficaz nas mãos do Senhor, lembrando-se de que a graça passa antes por você.

Leia mais:
.:Curiosidades sobre o Natal: Velas do Advento
.:Como devo me preparar para o Natal?
.:Natal é o momento de reunir toda a família e celebrar
.:O verdadeiro motivo do Natal

7. Motive ações concretas a partir das reflexões diárias

Se a novena é um tempo forte dentro deste período de Advento, ela precisa nos levar à mudança de atitudes; e assim como toda a oração, ela quer nos chamar à conversão. Às vezes, os subsídios já nos propõem ações para por em prática que valem a pena serem observadas, mas é preciso estar atento a cada meditação da novena, porque, através delas, o Espírito certamente irá nos inspirar outras coisas, em vista de uma mudança de vida.

Por fim, vivamos estes dias com vigilância, alegria e esperança, porque é isso que o Natal quer trazer a nós. Essas são apenas algumas dicas que compartilho com você após viver a Novena de Natal em família ao longo desses anos. Com certeza, deve haver outras. Partilhe depois conosco como foi a sua experiência de novena. Sem dúvidas, será enriquecedor para nós. Boa novena e, desde já, um Feliz e Santo Natal!

banner-hollyspirit


Elane Gomes

Missionária da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Professora de Língua Portuguesa, radialista e especialista em Comunicação e Cultura. Mestra em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha no Jornalismo da TV Canção Nova de São Paulo. Prega em encontros pelo Brasil e atua como formadora de membros da Comunidade. É esposa, mãe e trabalha também com aconselhamento de casais.

comentários