alegria

Celebre um feliz Natal em família

O Natal está se transformando unicamente em uma festa de consumo

As festas natalinas se aproximam e para nós cristãos o Natal é uma festa muito importante e especial, pois comemoramos o nascimento de Jesus! As tradições da data se destacam e são importantes, pois o clima natalino envolve as pessoas, é bom para o comércio e os lugares se transformam com as decorações de luzes e enfeites nas lojas, fachadas, casas e comércios.

Tudo fica mais vermelho, dourado, prata, branco e verde! É tudo muito bonito! Seria completamente perfeito se o verdadeiro sentido fosse também amplamente celebrado. Porém, o Natal está se transformando unicamente em uma festa de consumo, de presentes, de Papai Noel, de revelações de amigo oculto, de ceias elaboradas e mesas arranjadas. Ultimamente, o grande clima do Natal é de nostalgia, saudades e até uma certa tristeza (?). Nem todas as famílias priorizam se reunir nesta data, esvaziando e empobrecendo o real motivo da festa: comemorar com a Sagrada Família, José e Maria, o nascimento do Menino Jesus.

Celebre um feliz Natal em família

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

E é aí que precisamos fazer uma intervenção. Precisamos reagir. Faz-se necessário refletir sobre o real significado da data com a sua família, sobretudo com as crianças. Conversar e explicar que a festa não se resume a dar e ganhar presentes.

Nossos Natais procuramos sempre estar em família, no ambiente familiar. É certo que nem sempre conseguimos reunir todos, mas nos esforçamos para que a programação do Natal seja feita em família, seja para uma ceia juntos, para irmos à Missa ou viajar. O ambiente familiar e a convivência estreitam os laços, reforçam os relacionamentos e despertam os sentimentos.

O encontro das famílias, no Natal, é um momento importantíssimo, pois ali se estreitam os laços com quem amamos, com as pessoas que formamos uma história de vida. É a ocasião que reaviva, na família, o sentimento de gratidão e alegria, da certeza de ser abençoada, que renasce a esperança e as forças para o novo ano que se aproxima. Sim, essas transformações são possíveis, porque estamos em família! As famílias carecem de momentos assim.

Um espírito de frieza, de distanciamento e até de irresponsabilidade se instala cada dia mais nos ambientes familiares. Por quê? Muito consumismo? Falta de convivência? Materialismo? Brigas, dívidas? É preciso identificar e enfrentar com sabedoria.

Pai, mãe, filhos, parentes entre si, todos nós podemos vencer e sobrepor esses sentimentos errados que estão querendo dominar nossas casas. Falemos de amor, de respeito e alegria. Contemos histórias da infância, das brincadeiras de escola, do futebol na rua. O diálogo e a roda de conversa, regada com uma comida simples e gostosa, a casa decorada com amor e música alegre. Isso tudo faz bem para a alma, estreita os laços, faz florescer
o desejo de estar mais e mais em união familiar. Isso tudo não é poesia, não é utopia. É a realidade. É uma experiência possível. Basta dar o passo inicial e vivenciá-la.

Eu e minha família desejamos, de coração, um santo e feliz Natal a você e a sua família. Que estar em torno do Menino Jesus e Sua Sagrada Família seja um novo recomeço e o início de um tempo de alegria e muito amor!

Um Santo e Feliz Natal!


Paulo Victor e Letícia Dias

Cirurgião-dentista de formação, Paulo Victor foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentador, locutor e radialista. Atualmente, ele mora em Campo Grande (MS). É empresário e casado com Letícia Dias.

Letícia Dias é Gerente de Conteúdo e estudante de Letras/Libras com foco na Educação Especial. Foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentadora de programas. Hoje, ela mantém uma agitada rotina familiar. Letícia tem um filho caçula que nasceu com Síndrome de Down, e isso a refaz todos os dias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.