🙏 Nascimento do Menino Jesus

Como podemos ter um Feliz Natal?

Natal é uma das maiores festas cristãs. Uma comemoração linda que, envolta de alegrias, amor, expectativas e terna doçura vindos da manjedoura, coloca-nos em torno do maior acontecimento de todos os tempos, que dividiu a história em antes e depois. Para ter um Feliz Natal, assim como faço na Páscoa, procuro mergulhar na preparação proposta pela Igreja, contemplando o que a Sagrada Escritura fala sobre o fato que festejamos. Mas nem sempre foi assim!

Antes de compreender o real sentido natalino, eu vivi, por muito tempo, uma profunda tristeza nesta data devido às situações difíceis que passei em família justamente nesta época. Se já não tínhamos o costume de celebrar o Natal, e depois de alguns fatos, ficou mais difícil ainda. Por isso, durante anos, quando chegava dezembro, eu ficava procurando meios de não criar expectativas, de não viver a festa, porque tudo isso me remetia às situações dolorosas do passado. Depois que conheci o Senhor e entendi a grandeza que foi a Sua encarnação – o fato de Ele ter vindo ao mundo de uma maneira tão singela para nos salvar –, percebi que essa salvação queria atingir minha vida de uma maneira pessoal. Decidi então que meu o Natal precisava ser diferente, e que eu deveria fazer algo para isso. Foi de fato ver brilhar a luz nas trevas, como diz o profeta Isaías a respeito de Jesus: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.” (cf. Is. 9,1)

Como podemos ter um Feliz Natal

Foto Ilustrativa: LuckyBusiness by Getty Images

Prepare-se para viver o Natal

Passei então a realizar, todos os anos, uma preparação com a liturgia, a Novena de Natal, contemplando a história e os personagens importantes que se relacionaram com Nossa Senhora, José e o Menino Jesus. Sempre me pergunto: Como quero viver tudo isso? Que personagem eu seria, se estivesse lá, na hora exata em que Jesus nasceu? O que significa para mim hoje um Natal Feliz? O que o Senhor precisa realizar em meu coração? Sinto-me sempre inclinada a viver bem o antes, para que, no dia de Natal, possa extrair o que Deus quer construir em mim, já que essas festas não são propostas pela Igreja apenas como uma mera recordação, mas se configuram em um viver novamente, tornando aquele momento atual, legitimando o seu valor e recolhendo as graças do mistério celebrado.

Dicas natalinas

Aprendi com isso algumas lições sobre como viver esta grande Festa:

– No Natal, o Senhor quer inaugurar em nós coisas novas, portanto, precisamos desejá-las e pedir que a novidade de Cristo aconteça em nós. Tenhamos expectativas!

– Nenhum evento que pensarmos neste dia deve substituir a Santa Missa, porque, em especial, na noite e no dia do Natal é que colhemos os frutos de tudo o que foi preparado durante semanas. As missas destes dias são momentos centrais. Vivamos as celebrações com muita piedade e entrega.

– Da comemoração interior é que brota a festa exterior. A árvore, o presépio, a Ceia. Tudo isso externaliza as expectativas do coração e a certeza de que é realmente em Cristo que se moldam os acontecimentos da nossa vida. Dessa forma, celebremos com os nossos, passando um para o outro essa esperança no Senhor.

– Reconcilie-se com Deus, com você mesmo, com a vida e com as pessoas que, de algum modo, tenham ferido você, ou você tenha machucado mesmo sem querer. Deixe a luz de Cristo o iluminar!

– Às famílias que têm crianças, envolvam seus filhos nas comemorações, pois eles são peritos em alegria, confiança, pureza e ternura. Orem com eles diante do presépio. Convidem as crianças para colocar lá o Menino Jesus, mostrando que, neste dia, a manjedoura vazia recebeu o seu Bem maior.

– Se tiverem presentes para serem trocados, faça com simplicidade, pois não é o mais importante. O presente que mais importa já nos foi dado por Deus Pai: seu próprio Filho.

Leia mais:
.: O nascimento de Jesus na perspectiva de José
.: Natal, tempo de celebrar o nascimento do Salvador
.: O que ensinar aos nossos filhos pequenos sobre o Papai Noel?
.: Monte o presépio em seu coração e celebre o nascimento de Jesus

Com essas coisas simples e outras que você pode acrescentar, o Senhor nos ajuda a dar um sentido novo ao nosso Natal. Em vez de esperar que algo surja por si mesmo, trabalhe para que ele aconteça, sabendo que Deus o quer. O Senhor nos quer dar um Natal verdadeiro, Natal Feliz, que não vem do acaso, mas daquilo que realizamos para que o Nascimento de Jesus também se faça dentro de nossas casas. Belém é a nossa família, e a manjedoura é o nosso coração. É nele que Cristo espera nascer. Que Deus Menino encontre um lugar dentro de você neste dia de festa! Ainda hoje isso pode acontecer. Feliz Natal!

banner_espiritualidade


Elane Gomes

Missionária da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Professora de Língua Portuguesa, radialista e especialista em Comunicação e Cultura. Mestranda em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha no Jornalismo da TV Canção Nova de São Paulo. Prega em encontros pelo Brasil e atua como formadora de membros da Comunidade. É esposa, mãe e trabalha também com aconselhamento de casais.

comentários