Louvando a Deus em todas as circunstâncias
Segundo o Papa Francisco, a oração de ação de graças é um divisor de águas, pois distingue aqueles que, apegados a um senso de merecimento, ignoram a ação divina em sua vida, daqueles que, reconhecendo a bondade de Deus em todas as coisas, louvam-No e agradecem por Suas bênçãos.
A Eucaristia: ação de graças por excelência
A oração de ação de graças por excelência é celebrada na Santa Missa, na Eucaristia, sacramento no qual Jesus, perdoando os pecados e abençoando a criação, oferece-Se ao Pai em um profundo louvor. Participar da Eucaristia, portanto, é unir-se a essa oferenda de louvor e ação de graças. O Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 2637 e 2638, afirma que a ação de graças caracteriza a oração da Igreja, que, celebrando a Eucaristia, manifesta e intensifica sua verdadeira natureza: a comunidade dos agradecidos, daqueles que louvam a Deus, reconhecendo Sua bondade.
Louvando em todas as circunstâncias
Ainda segundo o Catecismo, na obra da salvação, Cristo liberta a criação do pecado e da morte para consagrá-la novamente e fazê-la retornar ao Pai. Assim, a ação de graças dos membros de Cristo se une à ação de graças de Jesus, cabeça da Igreja. Todos os acontecimentos e necessidades podem se transformar em oferta de ação de graças, tanto os bons quanto os ruins. Os bons nos mostram a bondade divina, revelando como Deus nos abençoa e cuida de nós, despertando em nós a gratidão. Os ruins, por sua vez, são momentos que Deus permite para que nos unamos mais profundamente a Cristo, que sofreu na cruz por nós.
Como Igreja, somos o Corpo de Cristo
Como Igreja, somos o Corpo de Cristo, e, assim como Cristo, nossa cabeça sofreu a morte na cruz, também nós participamos de Seus sofrimentos. A Eucaristia, nesse sentido, torna presente o sacrifício redentor de Cristo em nosso tempo, atualizando a nossa redenção e salvação.
Leia mais:
.:Intercessão: a oração que nos aproxima do coração de Jesus
.:A oração de súplica: um diálogo com Deus
.:A oração de bênção: Imitando o amor de Deus pela criação
.:A oração perseverante: caminho de intimidade com Deus
Vivendo em gratidão: um coração agradecido
Não nos esqueçamos de que fazer uma oração de ação de graças é participar do louvor, da gratidão e da consagração que Cristo faz de toda a humanidade. É a oração que coloca o coração do homem em estado de gratidão diante de Deus que cura, salva, liberta e está sempre ao nosso lado, tanto nos momentos bons quanto nos ruins. A oração de ação de graças, em suma, é reconhecer a presença constante do Deus maravilhoso que age em nossa vida.
Sejamos homens e mulheres que agradecem sempre a Deus por toda a Sua bondade. Deus abençoe você em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Padre Bruno Otenio
Membro do clero da Diocese de Guarulhos. É formado em Filosofia pela UNIFAI-SP e bacharel em Teologia pela PUC-SP. Possui uma especialização em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto Gewissen. Atualmente, é mestrando em Teologia Moral na Pontifícia Academia de Teologia Moral Alfonsiana em Roma na Itália, e faz pós-graduação em Psicologia Tomista pelo Instituto de Psicologia Tomista.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos