Entenda!

A importância de uma boa catequese

Catequese: mais do que conceitos, uma experiência transformadora

A palavra catequese vem do latim catechesis, que, por usa vez, foi derivada do grego κατήχησις, derivado do verbo κατηχέω, que significa “instruir a viva voz”. Para os gregos, essa era a primeira e mais importante forma de instruir, ensinar alguém através da voz. E instruir é aquilo que devemos transmitir, ensinar a alguém. 

Crédito: FatCamera / GettyImages

Se olharmos tudo o que chegou até nós sobre a nossa fé católica, e de uma forma especial na nossa tradição, que é um dos grandes fundamentos da nossa fé, podemos identificar rapidamente a importância de uma boa “ instrução a viva voz”, pois assim como com os gregos, os ensinamentos eram passados de um povo para o outro. 

Se os nossos pais na fé não tivessem se preocupado em nos transmitir, nos catequisar da melhor forma, não teríamos, hoje, uma Doutrina tão rica, e mais ainda capaz de nos levar ao céu. Precisamos ser fiéis e continuar a oferecer às pessoas, a melhor, verdadeira e autêntica catequese, que consiste em estarmos fundamentados na seguinte tríade: Palavra de Deus, Tradição e Magistério da nossa Igreja.

Leia mais: 
.: Formação contínua de catequistas: seja bem-vindo, catequista!
.: Como um jovem pode evangelizar outros jovens?
.: Por que é necessário ter catequese e catequistas?
.: Como posso ser um católico bem formado e contribuir com a minha fé?

Uma catequese sólida precisa da Palavra, da Tradição e do Magistério

Não podemos partir apenas de nós e das nossas concepções para oferecer ao povo uma boa catequese, o nosso fundamento precisa partir daí. É como uma “Corda de Três Nós” que nos afirma Eclesiastes 4:12: “Uma corda de três dobras não se rompe facilmente”. Esse conceito é usado para ilustrar a ideia de que, quando três elementos estão unidos, eles se tornam mais fortes e resistentes.

Se a catequese que oferecemos às pessoas for baseada nessas “Três dobras”, conseguiremos formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, porque esse é o fim de uma boa catequese, não encher a pessoa de ideias, conceitos – isso qualquer livro oferece. A finalidade de uma boa catequese é oferecer à pessoa a vida nova que Cristo veio nos trazer nessa terra, e para isso eu lhe apresento algo inovador e que é capaz de, não só por na nossa mente, a verdadeira instrução, mas em nosso coração, que é o encontro pessoal com Jesus Cristo. Essa é a nova lei, a nova catequese, a nova instrução que eu e você precisamos experimentar todos os dias.

Meiriane Silva
Missionária da Comunidade Canção Nova