Saiba!

Quais são as principais doutrinas do Cristianismo?

A oração do Creio nos ensina, de forma singela mas com suficiente profundidade, os fundamentos da fé cristã a qual crê em um só Deus, em um só Senhor, Jesus Cristo, e em Sua morte e ressurreição para remissão dos pecados do homem. Daí procede as doutrinas do Cristianismo, com fundamento nos textos bíblicos, desde o Antigo Testamento que nos apresenta o Deus criador, ao Evangelho de Jesus Cristo que nos ensina sobre a remissão dos pecados e a missão de santidade.

O Deus Pai Criador nos orienta na fé e no amor. Esse é o maior mandamento da Lei: “Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento” (Mt 22, 37). Jesus se refere ao primeiro dos mandamentos (Ex 20, 3) ao ensinar o amor pelo Deus único e verdadeiro. Crentes em um Deus que é Pai, a doutrina nos instrui também a amar o Filho, o primogênito sacrificado para remissão dos pecados. Com efeito, “A fé cristã não é somente uma doutrina, uma sabedoria, um conjunto de regras morais, uma tradição. A fé cristã é um encontro real, uma relação com Jesus Cristo”.

Quais são as principais doutrinas do Cristianismo?

Foto ilustrativa: coldsnowstorm by Getty Images

De forma singela, a oração do Creio nos orienta muito bem em relação às doutrinas cristãs

Deus se fez homem e andou sobre a terra para sacrificar-Se e redimir os pecados dos homens. A crença no Filho Unigênito ampara a doutrina do Cristianismo. Pai, Filho e Espírito Santo formam a Santíssima Trindade, um Só Deus em três pessoas. O Pai Criador, o Filho Salvador e o Espírito Santo, que representam a comunhão direta do homem com a santidade, pois, o próprio Cristo soprou o Espírito Santo sobre os discípulos como início da missão evangelizadora (Jo 20, 22-23).

A remissão dos pecados também é uma das principais doutrinas do Cristianismos. Primeiro, porque nos relembra o sacrifício de amor que Jesus Cristo fez por nós, como cordeiro imolado que tira todo o pecado do mundo. Depois, porque a busca pela santidade se torna possível pelo perdão concedido na comunhão eucarística e na confissão. Pela eucaristia são perdoados os pecados corriqueiros, enquanto que, na confissão é possível aprofundarmos para nos livrar daquilo que intimamente atormenta nossos corações.

Os documentos da Igreja

Para um breve esclarecimento sobre a doutrina, podemos sintetizar a crença em um único e verdadeiro Deus, em Jesus Cristo, nosso Salvador, e na remissão dos pecados dos homens. Importante lembrar de que a doutrina Cristã nos leva a crer em uma Igreja de mais de dois mil anos, fundada pelo próprio Cristo e professada na oração do Creio. Para o conhecimento dessa doutrina, nos cabe a leitura da Bíblia Sagrada, o conhecimento e a vivência dos sacramentos e da liturgia, e o estudo dos textos fundamentais como o Catecismo da Igreja Católica, os Concílios Ecumênicos e a Doutrina Social da Igreja que nos aproximam de uma compreensão da nossa vocação e participação na missão evangelizadora.

Leia mais:
::Especial – Bíblia
::Como conciliar fé e razão?
::A família, como vai?
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com

E esse estudo cabe para cada um de nós e, assim, nos aprofundarmos na fé. Na lição de São Josemaria Escrivá: “Dantes, como os conhecimentos humanos – a ciência – eram muito limitados, parecia bem possível que um só homem sábio pudesse fazer a defesa e a apologia da nossa santa Fé. Hoje, com a extensão e a intensidade da ciência moderna, é preciso que os apologistas dividam entre si o trabalho, para defenderem cientificamente a Igreja em todos os campos. Tu não podes furtar-te a esta obrigação”. Que possamos nos dedicar ao conhecimento profundo da nossa fé, com a luz que vem de Deus. Que assim seja.

Referências:

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, 18 ed. Editora Canção Nova.

SÍNODO DOS BISPOS. XIII Assembleia Geral Ordinária a Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã: Instrumentum Laboris. Cidade do Vaticano, 2012.