Mandamento

Não tomar o nome de Deus em vão

Não tomar o nome de Deus em vão. Isso não é apenas um conselho ou uma recomendação, e sim mandamento de Deus.

O povo do Antigo Testamento radicalizava: nem ousava pronunciar o nome que Deus, revelou a Moisés na Sarça Ardente. Enquanto que, hoje, usa-se o nome de Deus para justificar guerras e ataques terroristas.

Muitos falsos pastores usam e abusam do nome de Deus

Existem pessoas que, de maneira menos violenta, mas igualmente pecaminosa, usam o nome de Deus para conseguirem seus objetivos. Lembro-me daquela mãe, que dizia à filha dela que Deus lhe tinha revelado que ”aquele rapaz não era o ideal para ela”. Isso é colocar o nome de Deus em vão. E, ainda, há muitos falsos ”pastores” enganando o rebanho deles, para conseguirem lucro fácil: usam e abusam do nome de Deus.

Créditos: by getty Images / ratpack223/cancaonova.com

Antes de dizer que: “Deus lhe disse, que revelou, que apareceu”, pense duas vezes. Podemos ter visões, mas isso não significa que Ele apareceu. Podemos ter ”locuções”, mas isso não significa que Ele falou. Costumamos criar Deus à nossa imagem e semelhança, invertendo a ordem da criação. No fundo essa atitude de ”fingimento espiritual”, esconde uma grande presunção.

Leia mais:
.:Traumas da infância podem afetar a vida matrimonial
.: É possível provar a existência de Deus usando somente a razão?
.: É possível ter mágoa de Deus e sentir que Ele nos abandona?
.:Existe crise de identidade? O que é isso?

Não esqueçamos que o coração de Jesus se revela manso e humilde. A mansidão e a humildade são características marcantes da pessoa verdadeiramente piedosa. Deus nos deu liberdade para sermos ”gente”. Vamos deixar Deus ser Deus.


Padre Joãozinho, SCJ

Padre da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), doutor em Teologia, diretor da Faculdade Dehoniana em Taubaté (SP), músíco e autor de vários livros. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.

http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/