dicas

Inchaço durante a gravidez é normal?

O excesso de líquido, que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas. Esse é um inchaço normal da gravidez, e apesar de comum, ele merece atenção durante a gestação, porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras gestantes indica algo mais sério.

Normalmente, surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos. Por isso, anéis apertados e sandálias que não fecham direito são os principais sinais, e pedem uma conversa com o obstetra. Em alguns casos, ele pode recorrer a exames, como de sangue, testes físicos, aferição da pressão e até ultrassonografia.

Inchaço durante a gravidez é normal?

Se o inchaço ocorre no início da gestação, sem motivo aparente, é sinal de alerta. Segundo estudos do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), o especialista deve investigar com cautela. Por outro lado, o edema, no fim da gestação, é mais comum e acontece porque o útero comprime as vias abdominais, o que resulta em uma retenção de líquido para os membros inferiores, que acabam inchando. Meia elástica, drenagem linfática, atividades físicas (se a paciente puder fazer), redução do sódio na alimentação e muito líquido são medidas que ajudam a amenizar o inchaço.

Dicas para evitar o inchaço:

– Não fique de pé por muito tempo. Procure sentar-se, periodicamente, com as pernas elevadas;
– Se você trabalha sentada, opte por meias elásticas, apoiar os pés em um banquinho ou em uma pilha de jornais; não se esqueça de levantar e caminhar vez ou outra ao longo do dia;
– Evite usar roupas e sapatos apertados;
– Se as suas mãos incharem, levante-as acima da altura do coração, em vez de deixá-las para baixo.
– Beber de 2 a 3 litros de água por dia, pois estar bem hidratado diminui a retenção de líquidos;
– Quando for dormir, preferir ficar deitada sobre o lado esquerdo;
– Quando deitada, colocar os pés em cima de uma ou duas almofadas para favorecer a circulação do sangue;

Leia mais:
.: A relação entre nutrição e fertilidade?
.: Saiba como se preparar para a amamentação
.: Confira algumas dicas de como vencer o medo do parto
.: O caos com o recém-nascido irá passar após o período de adaptação

Dica de uma receita de suco diurético:

O suco a seguir ajuda a combater a retenção de líquidos, devendo-se tomar de 1 a 2 copos por dia.

Ingredientes:
– 1 fatia média de melão
– 200 ml de água de coco
– 1 colher de sopa de hortelã picada
– 1 folha de couve

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.

Também é importante lembrar que muitos chás com efeito diuréticos são contraindicados durante a gestação. Se o inchaço for intenso e afetar, além das pernas e dos pés, as mãos, os braços e o rosto, ou se surgirem também sintomas de formigamento, ganho de peso excessivo, dor na nuca ou dificuldade para movimentar os dedos das mãos, deve-se procurar o médico imediatamente.

banner horizontal


Heda Cristina Bilard

Graduada em Enfermagem pela UNIFATEA, Heda Carvalho tem especialização em Saúde Publica pela UNITAU, Obstetrícia pela UNIVAP e Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo, áreas na qual possui vasta experiência de 10 anos. Ela trabalhou como Coordenadora na Saúde Pública de Guaratinguetá, foi Gerente de Enfermagem na Santa Casa de Lorena e Aparecida. Atualmente, é fundadora da assessoria para mães e bebês “CASULO”, sendo especialista em Educação Perinatal, Shantala, Laserterapia, Aromaterapia e Doulagem.

comentários