Entrevista, confira!

Como o Método de Ovulação Billings® (MOB) pode ajudar a engravidar?

O Método de Ovulação Billings® (MOB) é uma possibilidade para os casais planejarem a família, abertos à vida.

Todo ser humano é chamado a ser uma expressão de amor. Conforme o saudoso Papa São João Paulo II nos ensina na Teologia do Corpo, o homem e a mulher já têm impresso em seus corpos o chamado à doação de si. Doação esta que é, antes de tudo, uma doação de vida e do próprio ser.

Como o Método de Ovulação Billings® (MOB) pode ajudar engravidar

Foto Ilustrativa: by Getty Images / dragana991

Para aqueles que são chamados ao casamento, tal doação se eleva no matrimônio, união que aponta para a união de Cristo com sua Igreja e que gera vida. Vida espiritual, vida biológica e vida nos ambientes em que os casais atuam. A família é, portanto, o lugar que Deus preparou para gerar e educar seus filhos, e os casais colaboram assim com essa missão do Criador. Portanto, é preciso que este ambiente esteja sempre aberto à vida e que os casais tenham consciência dessa responsabilidade que lhes foi confiada. Ser responsável como pais implica em preparar-se para cada nova vida, dando condição para que esta cresça num ambiente de harmonia que lhe proporcione o desenvolvimento em todos os sentidos.

Planejamento familiar com o Método de Ovulação Billings® (MOB)

Alguns casais preferem deixar que o próprio Deus se encarregue do planejamento dos filhos; outros, em oração, vão planejando cada gestação à medida em que o pai e a mãe vão se reestruturando a cada gestação. Outros, no entanto, preferem interferir inteiramente e em todo tempo na geração de filhos, podendo se fechar à vontade de Deus. Neste processo, alguns lançam mão de métodos contraceptivos artificiais, o que carreta uma série de preocupações para a saúde da mulher e vão contra os desígnios de Deus para o matrimônio. É sabido, porém, que cada casal vive uma realidade, e alguns têm questões bem específicas e/ou problemas muito sérios que inviabilizam a possibilidade de se abrirem à vida. É necessário que esses casais busquem uma ajuda espiritual, médica, psicológica e de outras áreas a fim de que possam ser amparados nessas dificuldades.

A Igreja, que é mãe e sabe da realidade dos casais, acolhe o Método de Ovulação Billings® (MOB) para ajudar as famílias a planejarem as gestações. Partilho com você uma entrevista com Heloisa Pereira, enfermeira, especialista em planejamento natural da família.

Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre o MOB

Elane Gomes: De que forma o Método de Ovulação Billings® pode ajudar a engravidar?

Heloisa Pereira: O Método de Ovulação Billings® (MOB) é um método de reconhecimento da fertilidade, por isso ele pode ajudar o casal a identificar os períodos em que estão com melhores condições de fertilidade e, a partir desta identificação, o casal é orientado a ter relações sexuais durante estes dias, aumentando a possibilidade de sucesso na gravidez. A mulher tem que conhecer os sinais de fertilidade de seu corpo, e o casal deve saber aplicar as regras do MOB. Um instrutor credenciado pela CENPLAFAM WOOMB Brasil pode ensinar e acompanhar o casal.
Este aprendizado trará uma experiência ao casal de como este mecanismo da fertilidade funciona na prática; depois, indicar quais fases e hormônios estão agindo, fica muito mais fácil.

Elane Gomes: Como usar o método a favor da vida, mesmo quando o casal quer espaçar a gravidez, e não como contraceptivo?

Heloisa Pereira: Quando o casal entende que a relação deve ser livre, fiel, total e fecunda saberá que a abertura à vida é uma condição para quem usa o Método de Ovulação Billings®, mesmo numa situação em que necessitem espaçar a gravidez. A abstinência não deve ser vista como algo que vai dificultar o relacionamento, mas será uma oportunidade de os esposos trabalharem juntos as virtudes e, dessa forma, entenderem a fecundidade como dom e a generosidade como confirmação deste entendimento.

O casal discernirá em conjunto se este é o momento de adiar uma gravidez ou se Deus lhes agraciou com um momento favorável para que possam conceber um filho.

Elane Gomes: O que pode atrapalhar a gravidez de um casal saudável quando eles tentam engravidar, mas não conseguem?

Heloisa Pereira: O maior problema é a ansiedade, isso faz com que o mecanismo ovulatório fique desorganizado devido ao estresse, o medo de não conseguir, de não ser capaz de conceber. Essa angústia pode ocorrer em ambos, tanto no homem quanto na mulher. Muitas vezes, casais que tentam engravidar durante anos, sofrendo sem sucesso, depois que desistem ou optam por adotar uma criança, acabam engravidando naturalmente.

Leia mais:
.: Por que a Igreja recomenda o uso do Método de Ovulação Billings
.: O que é o Método Billings?
.: Para que realmente foram criados os contraceptivos?
.: Como o casal deve lidar com a frustração de não ter filhos? 

Elane Gomes: O que deve fazer um casal, aparentemente sem problemas de fertilidade, que não conseguiu engravidar depois de várias tentativas?

Heloisa Pereira: O casal deve buscar uma harmonia, preparando-se tanto emocional quanto espiritualmente, o filho vem como um dom. Muitas vezes, um dos esposos fica tão envolvido com o desejo de engravidar que acaba procurando o outro para relação, apenas pelo aspecto procriativo, esquecendo-se do fator unitivo, levando o outro a sentir-se apenas um mero reprodutor. Isso é muito ruim, desgasta o relacionamento e o casal se torna infeliz. O conselho é buscar aprender a se observar, usar os dias férteis porque eles se amam e se colocarem abertos para acolher a vida em qualquer momento. Porém, é importante verificar se há a necessidade de algum acompanhamento nutricional e mudança no estilo de vida para melhorar a fertilidade do casal.

Existem casais que lamentam por rezar tanto, mas Deus não lhes providenciar uma gravidez. É preciso lembrar que filho é um dom e somente a Deus compete distribuir os dons a quem lhe convém. Outros casais compreendem que sua infertilidade pode ser a Providência Divina para uma criança órfã ou abandonada que aguarda uma adoção.

Elane Gomes: Como fazer o Método de Ovulação Billings® chegar à população mais carente?

Heloisa Pereira: Por incrível que pareça, o Método de Ovulação Billings® pode ser usado por qualquer pessoa independente de sua situação financeira. O que precisa é encontrar pessoas que se disponham a aprender o método para ensinar a essa população. O próprio casal Billings ensinou em locais de muita carência como na África, na Índia, na China… Nós também ensinamos a populações carentes, e o mais incrível é que como essas pessoas são simples, são muitos abertas a aprender e conseguem entender rapidamente o método.

Também é necessária política pública que contemple o método, pois é um direito do casal conhecer todos os métodos para poder escolher um. E este método, apesar de estar relacionado no rol das possibilidades, está sendo negligenciado na prática, o que nega às pessoas carentes a possibilidade dessa escolha.

A CENPLAFAM WOOMB Brasil oferece curso sobre o método, formação de instrutores e divulgadores do método. Se alguém estiver sensibilizado pode entrar em nosso site www.cenplafam.com.br e fazer sua solicitação.


Elane Gomes

Missionária da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Professora de Língua Portuguesa, radialista e especialista em Comunicação e Cultura. Mestranda em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha no Jornalismo da TV Canção Nova de São Paulo. Prega em encontros pelo Brasil e atua como formadora de membros da Comunidade. É esposa, mãe e trabalha também com aconselhamento de casais.

comentários