Vocação: escolha!

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu…” (Lucas 4, 18).

Durante o ano todo e a vida inteira, é possível vivermos a experiência de “vocacionados”,ou seja, escolhidos de Deus. Desde o princípio de tudo, quando do nada Deus criou o mundo e a humanidade, Ele fez uma escolha absoluta: amar para sempre a Sua Criação e, de modo particular, a pessoa humana, Sua imagem e semelhança.

“Ele nos Ungiu”. A palavra ungir tem tudo a ver com escolha. Cristo é o grande ungido do Pai, o escolhido a ser o Apóstolo do Pai Eterno. Em Cristo, pelos Sacramentos, através da Igreja, o Senhor continua nos ungindo a cada instante, escolhendo-nos para algo especial e particular. A escolha de Deus, para conosco, é sobretudo para que sejamos Seus amigos prediletos! A escolha que Ele faz por nós, convidando-nos à amizade, pode ser traduzida e entendida como uma escolha para a santidade. Podemos dizer assim: Ser santo significa ser amigo de Deus.


Participe do Acampamento “PHN – Afetividade e sexualidade”
na Canção Nova, de 25 a 27 de agosto


Portanto, a santidade-amizade implica num íntimo compromisso com o Senhor, em que o amor e a fidelidade, a doação e a confiança, a sinceridade e o diálogo são atitudes inprescindíveis. Deus toma a iniciativa, vindo sempre ao nosso encontro e consolidando, assim, este vínculo de amizade. Cabe a cada um corresponder, de coração, a esta iniciativa ímpar e verdadeira.

Independentemente da função que cada pessoa exerça na Igreja, e da missão que tenha no mundo profissional ou religioso, todos podemos ser amigos de Deus. Esta amizade, que nos santifica e nos aproxima do Senhor, pode ser cultivada no dia-a-dia da nossa vida e a cada segundo de nossa existência.

Que a força do Espírito Santo e, de modo todo especial, a graça da Eucaristia, desperte em cada pessoa o desejo ardente de ser amigo de Deus. Que em cada momento da nossa vida, possamos perceber o quanto Ele nos ama. Pois, Ele nos deu uma vocação e nos escolheu!