Tobit era um homem justo, piedoso e temente a Deus
“Quando soube que o rei estava a par do que eu fazia e que eu era procurado para ser morto, fiquei com medo e fugi. Toda a minha propriedade foi confiscada e nada me restou que não fosse levado para o tesouro real. Só ficaram minha mulher Ana e meu filho Tobias”. (Tb 1, 19b-20). Que alegria invadiu meu coração ao ler e refletir este trecho do livro de Tobias! Pude descobrir o amor e o cuidado com que Deus tratou a vida de Tobit, o pai de Tobias.
Tobit era um homem justo, piedoso e temente a Deus. Correto em suas ações e motivações, sempre colocou os mais necessitados em primeiro plano. Ao lermos o livro de Tobias, fica claro para nós a integridade da alma de Tobit. Em suma, Tobit era um homem bom!
Por que eu quis ressaltar a vida virtuosa de Tobit?
Para que você tenha sempre a certeza de que vale a pena ser bom! Parece que virou “moda” entre nós comentários do tipo: “Eu não presto mesmo!”, “Você nem imagina como eu posso ser ruim!”, “Mexa comigo e você vai ver só!”, “Eu tenho um gênio daqueles! Por isso não se meta comigo!”.
Infelizmente e de maneira equivocada, vamos destacando aos olhos dos outros tão somente aquilo que temos de limite, de fraqueza e defeito. Parece normal dizer: “Eu sou este monte de lixo! Eu não tenho jeito! Olha só quanta podridão há em mim!”. Dessa forma, vamos “atirando às moscas” toda beleza e todo capricho que Deus utilizou para nos criar.
Isso não está certo! É preciso por as coisas em seu devido lugar, reconhecer a bondade que existe em você. Faça como Tobit: ajude os outros, pratique o bem, contagie o ambiente em que você vive com alegria e amor, mesmo que isso lhe custe perseguições e incompreensões. Faça a escolha certa! Escolha ser bom, mesmo que você ainda não se sinta tão bom assim.
Cada vez que afirmamos “Eu sou bom! Deus me fez bom de coração”, logo vem ao nosso coração aquele receio de sermos mal interpretados: “Nossa! Que sujeito arrogante! Será que ele não consegue enxergar os próprios defeitos?”. Confundimos bondade com orgulho. Não! Não convém que seja assim entre nós. Assuma o seu bom coração, assuma que vale a pena ser bom (mesmo em meio a uma sociedade, muitas vezes, intolerante e vingativa).
No meio daqueles que pensam que é preciso “ser ruim para vencer na vida” faz-se, hoje, necessário pessoas que tenham a coragem e a garra de “nadarem contra a correnteza” e testemunharem o amor e o poder de Deus por meio de um coração simples e bom.
Para terminar, fica aqui registrada a linda promessa que Deus cumpre em favor dos homens e mulheres de bom coração, a qual Tobit experimentou também em sua própria vida.
Qual é essa promessa?
Quando perderes tudo o que possuíres, quando fores perseguido e incompreendido pelos poderosos deste mundo, quando os que se dizem “maus” confiscarem o que você com o seu coração bom conseguiu com tanto sacrifício, quando sentires medo e até mesmo fugires como fez Tobit, saiba: você não estará sozinho! Deus cuidará de você, Deus cuidará da sua família, preservará e salvará todos aqueles que lhe são preciosos e pelos quais, hoje, você se preocupa, sofre e reza. Deus sempre estará contigo, em cada momento, em cada passo, a cada segundo, porque Ele nunca abandona os homens e as mulheres de bom coração.
Leia mais:
::Eu me relaciono de verdade com Jesus Salvador?
::Todos nós somos chamados a ser santos do nosso jeito
::Reconhecer o agir de Deus é uma necessidade para nós
::O que é a fé? O que significa crer nos dias de hoje?
Lembre-se: vale a pena ser bom! O mundo precisa descobrir essa verdade.
Um abraço fraterno,