Oração

Tudo fazer pelo poder de Deus

O fraco se torna poderoso quando reza, pois Deus lhe empresta Seu poder

Quando Paulo evangelizava, não o fazia apenas com palavras, mas com poder. A sua pregação penetrava os corações, e as pessoas mudavam suas vidas. Ele mesmo dizia: “A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloquência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (I Cor 2,4-5).

As coisas de Deus não são feitas pela força, por meio de imposição, mas de poder espiritual. Por isso, Deus escolheu os fracos, com intuito de confundir os fortes desse mundo (cf. I Cor 1,27). Trata-se de um poder verdadeiro, real. Quando rezamos com fé, antes de terminarmos a nossa oração, Deus já nos atendeu.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

Os apóstolos compreenderam bem esse ensinamento de Jesus, enfrentando estruturas terríveis. Eles tiveram de se confrontar com o poder político, com várias filosofias e religiões, a mentalidade, cultura e os vícios próprios daquela época e de todo tipo de paganismo. No entanto, não fugiram do combate nem se entregaram, mesmo sabendo que estavam diante de desafios terríveis e inimigos humanamente invencíveis. Puseram-se de pé para lutar revestidos,não das armas da carne, mas pela força do Espírito Santo. Assim, conseguiram sobreviver a um dos impérios mais fortes de todos os tempos: o Império Romano.

Falamos de pessoas comuns, como eu e você, mas cheias de fé e ricas em força interior. Gente que talvez soubesse poucas teorias sobre o Espírito, mas, na prática, trazia o coração cheio do Espírito Santo. Essas pessoas não dispunham das facilidades e dos recursos que temos hoje, mas algo as tornava fortes e invencíveis: apesar de serem homens e mulheres muito frágeis e limitados, o Espírito Santo era tudo em cada um deles.

A força da oração

Tudo podemos por meio da oração. É por intermédio dela que Deus nos dá o que ainda não temos. Por isso, o fraco se torna poderoso quando reza, pois Deus lhe empresta Seu poder. O Senhor nunca deixa de atender aquele que pede como convém. Ele está sempre pronto para ouvir nossas orações.

Quando você se sentir oprimido e atribulado, quando for visitado pela angústia, tenha fé que há uma saída. Não lamente. Chegou a hora de invocar o Espírito Santo e rezar sem se deixar abater pelo desânimo e pela reclamação. Quem fica reclamando da vida passa a vida reclamando.

Reze! O Senhor o ouvirá. A força da nossa oração, para obtermos a graça de que tanto necessitamos, não vem dos méritos ou de uma vida perfeita, mas da bondade de Deus. Confie na misericórdia do Senhor!

Leia mais:
.: O que fazer quando perdemos a vontade de rezar?
.: Cinco motivos para rezar todos os dias
.: Rezar mais para rezar melhor

Quando um homem e uma mulher, sabendo que são fracos, avançam revestidos pela oração, o mal perde todo o poder sobre eles e não os pode atingir, porque a oração é uma arma poderosa contra todas as ciladas e investidas do demônio.

A oração se torna, para nós, como uma palavra inspirada, torna-se como que um lugar de onde tomamos posse da Palavra de Deus e a proclamamos para nossa libertação. Ela se torna como que uma vara que fere o opressor e, com o seu Espírito, destrói o maligno (cf. Is 11,4).