Mova-se

Quais as bengalas da sua vida?

Um menino cresceu com os avós. Sempre vendo que esses andavam curvados e com a ajuda de uma bengala. Então, o garoto achava que andar daquela forma é que era o correto e, sem perguntar a seus avós e sem que eles o ensinassem, o menino cresceu como um velho, utilizando umas e outras bengalas, mas sem nenhuma experiência de vida, como os antigos. Mal tinha noção de que ele tinha muita força, juventude, ânimo, sabedoria, vontade e alegria para gastá-los com muito vigor durante longos anos pela frente.

O problema é simplesmente esse em nossa vida; mas ainda pior, porque sabemos que temos força, sabedoria e juventude para realizar tantas coisas, mas, muitas vezes, nos deixamos acomodar e acabamos “esfriando” para as coisas que exigem esforços de nossa parte. Por conta disso, usamos “bengalas e mais bengalas” para lidar com a vida e com nossos afazeres.

Quais as bengalas da sua vida?

Foto ilustrativa: KatarzynaBialasiewicz by Getty Images

Levantemos a cabeça e larguemos as bengalas nas quais nos apoiamos no dia a dia com Deus

Será que se formos colocados à frente de algo saberemos lidar com a situação, como as provações, por exemplo? Ou será que vamos ficar dependendo dos demais para dar conta do que nos foi confiado? Até quando nos apoiaremos em pessoas, lugares, seguranças aparentes desta vida? Tudo isso passará um dia, nos deixará. E aí? Ficaremos como bebês a engatinhar? “Engatinhando” com as coisas de Deus?

Por quanto tempo mais acharemos que Deus vai nos esperar, esperar nossa decisão, nossas atitudes diante da vida, nossos passos concreto na fé e na oração? Por quanto tempo?

E, se um dia a família passa? Se as dores vierem sem você esperar? Se as pessoas em quem você se apoiava o decepcionarem ou simplesmente desaparecerem? E se, um dia, o acesso à Igreja não for mais tão fácil como agora? Vai perder a sua fé ou vai olhar em volta e abrir os olhos para a vida?

A Canção Nova fala e ainda continuará a falar, a anunciar o Evangelho e a conversão em Deus e para Deus. Mas é preciso que tomemos consciência de que temos os meios, temos as chaves para caminhar. Irmãos, temos a Palavra de Deus em nossas casas, a fonte de sabedoria de Deus. Temos tantas orações, os terços, os livros e tantos outros meios para que possamos obter a fé, a força e a sabedoria divina, a fim de podermos caminhar com nossos próprios pés. Temos os variados dons de Deus em nós, em nossos corações. Não podemos mais usar “bengalas” para caminhar. Aprendamos, sim, com aquilo que nos é apresentado hoje, enquanto ainda podemos e enquanto há tempo.

Chegou a hora de crescermos e dar passos concretos na fé, largue suas bengalas

Você sabe que tem a força, a juventude, a sabedoria, os meios para obtê-las e nada está longe ou impossível. Tudo está tão próximo e fácil que não podemos mais nos acomodar, e sim aproveitar para nos fortalecer em Cristo e na fé que temos n´Ele.

Leia mais:
::Oração das mães por seus filhos
::Oração de Santo Agostinho após sua conversão
::Orações para a cura espiritual e quebra dos laços do mal
::Oração para alcançar a paz interior

Só assim nos tornaremos dignos de receber a salvação que vem de Deus, a qual já nos foi prometida e dada pela Morte, Paixão e Ressurreição de Cristo Jesus.

Rezemos e nos unamos na fraternidade mútua do amor do Pai, para que nossa consciência não nos retire mais do caminho de Deus, mas que seja conduzida pelo Espírito Santo e fortificada por Ele, para todo tipo de provação desta vida e, assim, nos livremos das ”bengalas” da vida, que somente nos aprisionam.

Que Deus nos abençoe e nos unja hoje e sempre!

banner espiritualidade

Equipe de Colunistas do Formação