segredo

O Senhor o convida a entrar em Seus Átrios

Perceba que existe um “lugar”, um “espaço” que não necessariamente precisa ser físico, mas é muito real, a ponto de que nele você pode se encontrar consigo mesmo e com Ele. Calma! Por mais turvo e confuso que isso possa parecer, lá no fundo acredito que você, mesmo sem conseguir expressar, consegue perceber. É o lugar onde você encontra Deus e com Ele se relaciona.

Quando vamos à Igreja, à Casa de Deus, ali nos encontramos com Ele. Ali é um lugar, um espaço físico construído que nos propicia o encontro com Ele pela Liturgia, pela Palavra, pela Eucaristia, pelos Sacramentos, pelas imagens e ícones, que são como uma janela que nos abre ao Eterno. Tudo nos leva para esse encontro, para essa relação que, na verdade, nos atinge e acontece dentro de nós, dentro desse “espaço” que, em uma linguagem simbólica, referimo-nos ao coração, este órgão de função vital que representa um lugar central no homem, e que é referenciado quando falamos de amor, como também considerado o “centro dos sentimentos”. Lugar este que a Sagrada Escritura cita tantas vezes para referenciar a realidade da vida interior do homem.

O Senhor o convida a entrar em Seus Átrios

Foto ilustrativa: denisik11 by Getty Images

São muitos os sentidos, os significados e a abrangência que o coração traz, mas permita-me, dentro da proposta que trago neste livro, abordá-lo de uma maneira específica.

Fico intrigado e provocado diante dos dois sentidos e significados da palavra “Átrios”. Primeiramente, diz de um espaço que surgiu para designar o pátio central das casas gregas e romanas na antiguidade, podendo também ser entendido como uma “recepção”, e, portanto, está na entrada.

Significado da palavra Átrios

As Sagradas Escrituras, quando nos falam sobre os “Átrios do Senhor”, estão nos apontando para um espaço, para um lugar de oração, onde as ofertas eram feitas a Deus, portanto, um lugar de encontro com Deus. Mas que curioso perceber que a palavra “átrios” também diz de “espaços” importantes na estrutura do órgão coração. São duas câmaras cardíacas, coletoras de sangue (átrio direito e átrio esquerdo), que têm como função facilitar a circulação do sangue através da contração e do relaxamento rítmico de suas paredes. Perceba as semelhanças nos significados, pois estamos falando de um “lugar”, de um “espaço” importante na anatomia do coração, que colabora diretamente no bombeamento, para que o sangue que “leva vida” se espalhe, pois se o coração para, a morte física acontece.

Fazendo uma breve junção desse duplo sentido da palavra “Átrios” e usando uma metáfora, dentro do contexto que aqui abordamos, vamos entendendo que o coração é o lugar, o espaço deste encontro, onde ali vamos encontrar vida, uma vida em abundância, pois a relação de intimidade gera isso, onde, de fato, vamos nos encher de sentido de vida, pois é nesta relação com Deus que isso se estabelece; do contrário, se não vivermos isso, vamos perecendo, vamos morrendo, e nossa vida eterna fica comprometida. Por isso, quando entramos nos “Átrios”, neste espaço, neste lugar, neste encontro, nesta relação, a vida “pulsa”, tendo um alcance eterno.

“Minha alma desfalecida se consome suspirando pelos átrios do Senhor.  Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo.”  (Salmos 83,3)

Propósito de vida

Posso compartilhar com você aquilo que vivo e experimento, e foi e é na vivência de uma espiritualidade buscada, cultivada, que eu encontro o sentido para minha existência. Foi nesse lugar secreto que eu descobri minha identidade profunda e um propósito concreto de vida, pois quando nos relacionamos com Deus, a nossa visão se amplia e começamos a contemplar novos horizontes.

Transcendemos da mera realidade terrena e adentramos em uma realidade do Eterno que se torna cada vez mais concreta e evidente. E todo este caminho de relação íntima faz com que eu me sinta, de fato, um jovem realizado, e isto está aquém da ausência de dificuldades, desafios, lutas, sofrimentos, embates, mas a maneira como vivo tudo isso muda. Não tenho dúvidas de que muitas coisas que eu vivi só consegui superar, encarar e suportar porque eu estive com Ele neste lugar.

“O homem se realiza na mesma medida em que se compromete com a realização do sentido de sua vida.” (Viktor Frankl)

Sentido e significado

Hoje para mim já não é mais o medo ou a insegurança que ditam a minha vida. Eles estão ali, mas a “voz” mais forte não é a deles, mas sim Daquele para o qual entrego minha vida. Percebo quantos jovens estão presos ao que é meramente terreno e temporário, e isso faz com que busquem, de maneira “louca e desenfreada”, um sentido e uma realização que não vão encontrar aqui, pois, por mais que tenhamos realizações nesta terra, elas são transitórias, mas agora, quando a minha sede de eternidade me leva ao encontro do Eterno, então tudo muda, tudo ganha sentido e significado.

Uma das coisas que todo este caminho espiritual e esta relação íntima no secreto trazem é justamente a tão almejada liberdade interior. Sim, uma liberdade difícil de ser explicada, mas facilmente experimentada por aqueles que estão em sintonia com Aquele que nos deu o livre-arbítrio.

É essa liberdade espiritual, que não pode ser tirada de nós, que torna a vida significativa e propositada.” (Viktor Frankl)

Por que o seu coração bate?

Perceber as batidas de um coração é uma concreta maneira de perceber a vida que pulsa dentro de nós e a partir de nós, e não uma vida que se limita apenas a uma dimensão física, mas uma vida interior que nos remete à dimensão do espiritual, do Eterno. Tudo seria tão diferente se voltássemos a nossa atenção a essa dimensão do nosso ser e continuamente entrássemos nos Átrios, e ali pudéssemos receber força e sentido de vida. O seu coração bate por isso! O seu coração anseia por isso! Saber e viver a partir disso o fará livre, autêntico, feliz, realizado. Gosto de entender que o nosso coração nos foi dado pelo Criador para que em cada batida nos recordemos de que Ele, o Amado das nossas almas, está batendo e nos convidando para abrirmos e entrarmos em Seus Átrios.

“Verdadeiramente, um dia em vossos átrios vale mais que milhares fora deles. Prefiro deter-me no limiar da casa de meu Deus a morar nas tendas dos pecadores.” (Salmos 83,11)

Trecho extraído do livro “Átrios: segredos da vida íntima com Deus”.


Tiago Marcon

Tiago Marcon nasceu em Coronel Vivida, no Paraná. Em 2008, ingressou na Comunidade Canção Nova, na qual é missionário e celibatário. Graduado em Enfermagem e apresentador na TV Canção Nova, escritor e youtuber (canal tiagomarconcn), Tiago elabora vídeos que abordam temáticas jovens, vida cristã, afetividade e sexualidade. Realizou cursos de aconselhamento e educação afetiva sexual para jovens e adolescentes, e conduz trabalhos e missões com esse público. É autor dos livros publicados pela Editora Canção Nova.

 

Siga-me no twitter.com/tiagomarconcn
Siga-me no instagran.com/tiagomarconcn
Curta minha página do fb.com/tiagomarconcn

comentários