Intimidade quer dizer aquilo que há de mais profundo no homem e em Deus. Está ligado ao “dar-se a conhecer profundamente”. O próprio ser humano precisa querer dar-se a Deus no mais profundo de si, porque Deus conhece o nosso íntimo, mas é preciso buscar uma amizade profunda com Deus, a ponto de dizer: “Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Só teremos uma profunda intimidade com Deus por meio do Espírito Santo, pois só Ele pode nos levar a uma plena comunhão de alma com Deus. “A nós, porém, Deus o revelou pelo Espírito. Pois, o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus” (I Cor 2,10). O Espírito nos leva para as profundezas de Deus, ou seja, à intimidade; é Ele quem nos revela Deus.
Deus em nós e nós em Deus
Segundo Raniero Cantalamessa, o Espírito Santo (Ruah) “indica o que de mais íntimo e secreto há em Deus; e indica o que há de mais íntimo e secreto no homem, seu princípio vital, sua própria alma”.
Com razão, Santo Agostinho dizia: “Deus me é mais íntimo a mim do que eu mesmo”. “Quem, pois, dentre os homens conhece o que é do homem, senão o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, o que está em Deus, ninguém o conhece senão o Espírito de Deus” (I Cor 2,11).
O Espírito nos leva à profundidade com Deus e, com o Espírito, o Senhor torna-Se nosso hóspede. Por isso, Ele é conhecido como o “Doce Hóspede da Alma”. Assim, pode até se dizer: é Deus em nós e nós em Deus, por meio do Espírito Santo.
Quando uma alma quer ser íntima de Deus, Ele se apropria dela, há uma afeição, um profundo amor. Deus é atraído a ponto da pessoa tornar-se uma oikeiosis (casa), onde Ele pode habitar. São Basílio Magno diz: “o Espírito Santo é Aquele que cria a intimidade com Deus”.
“O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo. Neles ora e dá testemunho de que são filhos adotivos” (LG,4).
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Intimidade com o Senhor
Ser íntimo do Senhor é apresentar-se ou estar diante d’Ele despojado de si mesmo; é desvelar-se, tirar as máscaras; esvaziar-se totalmente; apresentar-se como dependente unicamente d’Ele; sair da hipocrisia para a transparência. Estar totalmente “nu” diante de Deus implica, também, em não ter vontade própria; assumir a vontade de Deus e não estar cheio de si.
O viver submisso a Deus é caminho para uma profunda intimidade com Ele. Daí parte o ser dependente do Senhor. Assim, a vida torna-se plena de sentido quando nos rendemos ao Seu doce amor e à ação do Espírito. A nossa maturidade espiritual só será plena, só chegará ao ápice, quando entendermos o que significa sermos totalmente dependentes de Deus.
A intimidade com o Senhor, com a Trindade, vai muito além de uma experiência mística, adoração etc.; ela é parte da morada de Deus. Por isso, quem é íntimo de Deus não fica preso a nada, ao contrário, experimenta a liberdade plena. Contudo, ser íntimo é ser livre diante da pessoa, sem medo ou constrangimento.
“Dessa intimidade com o Deus fiel, lento para a cólera e cheio de amor, Moisés tirou a força e a tenacidade de sua intercessão” (CIC 2577).