Vamos de modo prático fazer um percurso que nos direciona a dar passos concretos de como alimentar a nossa fé. É muito importante sabermos ou recordarmos que o ser humano tem dimensões essenciais. Então, conhecê-las nos dá a possibilidade de crescer e amadurecer de modo integral, ou seja, de não nos determos apenas em uma dimensão.
Quais são essas dimensões essenciais? Vamos nos deter nas 4 principais, são elas as dimensões física; cognitiva; emocional; espiritual, porém, há mais dimensões.
Como as dimensões podem nos ajudar no crescimento da fé?
A dimensão física está ligada ao corpo, à saúde, à busca pelo bem-estar.
A dimensão cognitiva diz dos nossos pensamentos e raciocínios, onde desenvolvemos a capacidade de aprendizagem, a nossa inteligência.
A dimensão emocional é sobre a nossa consciência e do modo que gerimos as nossas emoções e as dos outros, buscando analisar as situações de forma consciente para tomar decisões mais adequadas.
A dimensão espiritual diz do interior do ser humano, do que está no mais profundo da alma e que se refere à nossa espiritualidade: “O termo alma tem origem etimológica no grego anemos e que significa “ar”, “sopro”. A palavra latina anima significa também “vida”, “espírito”, “sede do pensamento”. (1)
É na dimensão espiritual que falaremos, com um olhar especial, em como está a minha vida espiritual. Às vezes, a nossa fala, diante das provas e das tempestades da vida, é de que a fé está fraca ou que parece não termos mais fé.
Embora na vida tudo esteja bem, ou não, procuramos ajuda diante das anomalias na saúde física, mental, emocional indo aos médicos, psiquiatras, psicólogos etc.
Então, como alimentar a fé?
A fé é um dom gratuito de Deus ao homem; mas há possibilidade de perdê-la. E, quanto a isso, Paulo nos instrui: “Combate o bom combate, guardando a fé e a boa consciência; por se afastarem desse princípio é que muitos naufragaram na fé” (1 Tm 1, 18-19).
Para termos uma fé viva, para que ela cresça e persevere até o fim, temos de a alimentar com a Palavra de Deus; sustentá-la pela esperança; e temos de pedir ao Senhor que aumente a nossa fé. A fé, como parte da dimensão espiritual, é da espiritualidade que se alimenta e se fortalece, que se dá ao relacionamento com Deus, pois tem por base a oração.
“Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele”. A resposta adequada a este convite é a fé (…)” (CIC 142).
Saiba que contamos com a alma como espírito, que anima e nos dá o poder de pensar e de sentir.
Leia mais:
.: Como construir uma vida de oração?
.: Afinal, o que é a oração?
.: O que é ter fé e também ser uma de pessoa de fé?
.: Fé: uma luz que deve incidir sobre todas as relações sociais
Passos a dar:
Fazer o uso da razão numa tomada de consciência de que é vital alimentar a vida espiritual para fortalecer e alimentar a fé. “Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina” (CIC 155). Abrir-se à graça de Deus num diálogo sincero e verdadeiro com Ele, reconhecer a sua pequenez e pedir a Sua ajuda para que lhe proporcione os momentos de oração em todo tempo e lugar, de modo a crescer em comunhão e intimidade com Ele. “Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura chama ‘obediência da fé’” (CIC 143).
Ao se levantar, invoque uma oração ao Espírito Santo e ao seu Anjo da Guarda. “O ato de fé só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo” (CIC 154).
É preciso decisão e fazer escolhas que nos favoreçam a alimentar a alma e a fortalecer a fé. Durante o dia, de manhã, na hora do almoço ou à noite, enfim, um momento para rezar e meditar a Palavra de Deus (Bíblia), para adoração ao Santíssimo, para rezar o terço mariano, da misericórdia, da providência, do sangue de Jesus; para oração pessoal, para participar de algum grupo na comunidade paroquial.
No momento em que estiver só, ao se deitar, ao cozinhar; ao tomar banho, ao dirigir ou em um ônibus, numa caminhada… Você pode fazer uso das mídias sociais para rezar o terço, novenas, ofícios divinos.
Escute a voz de Deus
O que Deus te inspira e suscita no coração? Mãos à obra, alimente a sua fé!
Para ajudar, deixamos aqui um áudio da oração do terço mariano dedicado especialmente a Nossa Senhora de Fátima. E rezamos para que você tenha um bom êxito na sua vida de oração.
Referências Bibliográficas:
1. knoow.net/ciencsociaishuman/filosofia/alma