Deus proverá

A beleza do viver da Divina Providência

O anseio de viver segundo a Divina Providência nos aproxima d’Aquele que é o Autor supremo de todas as coisas

Quem ama cuida, e amar é desejar o bem. Cuidar é promover esse bem, é a ação efetiva da manifestação do amor. Deus ama o ser humano, por isso cuida dele. E a forma concreta de esse amor ser expresso e de nos conduzir é conhecido como Divina Providência. É a proposta divina de pensarmos e agirmos conjuntamente com o Senhor, pois o Pai tem o controle do que não podemos perceber nem enxergar, e Ele quer nos dar sustento, quer nos ensinar e, principalmente, participar da nossa vida.

Para que possamos viver essa experiência, precisamos aprender a olhar todos os fatos segundo a luz divina. Nada acontece por acaso. Deus lhe diz algo, direciona e constrói em todas as ocasiões, sejam essas pequenas ou grandes, alegres ou tristes, de encontros ou desencontros.

Bondade Divina

É necessário que nunca deixemos de acreditar nesse amor/cuidado, ainda que tudo pareça contrário ao que interpretamos como bondade divina. Assim, necessitamos ter sempre em mente que o Altíssimo é poderoso o bastante para tirar algo melhor, mesmo dos males que venhamos a sofrer. Lembremo-nos de que oportunidades também surgem de situações contrárias.

Não desista diante das frustrações. Persevere! É natural sofrer numa situação de perda ou resultado diferente aos nossos sonhos e pretensões, mas não pare nisso. É preciso levantar a cabeça e continuar sempre, contando com a força de Deus em você, a qual se faz presente por meio da Eucaristia, do contato com a Palavra e nos fatos comuns do dia a dia, pois contrariedade nenhuma é eterna. Em algum momento, o Senhor nos mostrará onde está o amor nessa adversidade.

Leia mais:
:: Onde está a vontade de Deus dentro de nós?
:: Salário, como utilizar bem essa providência?

Não se revolte com os fatos nem com a vida, não culpe o céu. Mesmo aquilo que parece bom, pode ser ruim se não servir como crescimento humano nem espiritual. Tudo tem de servir para nos impulsionar para o Alto. Que tudo seja para a salvação de almas. Pode ser também que você não se esteja preparado para usufruir de um bem corretamente, segundo o verdadeiro propósito para o qual foi criado.

Abandono aos cuidados de Deus

Embora a Providência Divina seja um abandono aos cuidados de Deus, não podemos cruzar os braços esperando que tudo provenha do céu. Trabalho é fundamental. O divino não depende do esforço de nossas mãos, mas também por intermédio dele quer agraciar o ser humano com Sua benevolência. Dê matéria-prima tanto para o plano material quanto para o sobrenatural para agir em seu favor.

Por fim, o anseio de viver segundo a Divina Providência nos aproxima d’Aquele que é o Autor supremo de todas as coisas. O mais bonito disso tudo é que cria um relacionamento de intimidade do Todo-poderoso com o ser humano e realiza verdadeiramente o significado do nome como O conhecemos: Deus Conosco, Emanuel. Ele está no meio de nós, fazendo sempre o melhor.

Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará.

Que Ele o abençoe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.