Três tentações

Neste período tão rico em que estamos vivendo, chama-me a atenção o que Jesus passou no deserto, e o que Ele nos ensina nesta passagem (Mt 4, 1-11). Três tentações, três mandamentos, que considero, na minha pequenez, mandamentos tão importantes para serem praticados e na sua essência, vividos.

“Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!”(cf. Mt 4:3b) é o que o tentador fala a Jesus. “E o Senhor respondeu-lhe: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (cf. Deut 8, 3). As necessidades físicas são a base das nossas necessidades temporais. Queremos sempre saciá-las de várias maneiras, comprando alimentos, roupas, televisão, ar condicionado, chuveiro elétrico, celular, entre tantas outras coisas que nos oferecem conforto físico. Porém, muitos de nossos irmãos não conseguem sequer se alimentar adequadamente, e diante de problemas como esse, muitos deles tentam ‘transformar pedras em pães’, utilizando-se de vários artifícios, como o roubo, o tráfico, o estelionato, entre tantos métodos que não agradam ao Altíssimo.

“Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” é a resposta que Jesus nos dá. O Senhor ensina que é a vida de oração e o conhecimento de Deus que saciarão as nossas necessidades físicas e espirituais. Alimentemos primeiro a alma e, só então, teremos forças para buscar o alimento físico. E o que é o alimento da alma, senão a vida de oração, a penitência, o jejum, a reconciliação, a Eucaristia e a Palavra de Deus?

“Se és Filho de Deus, lança-te abaixo!” (cf. Mateus 4,6a) foi o que o tentador disse a Jesus quando O tentou no deserto. Sim, nós somos filhos de Deus e amados por Jesus! Pare! Não precisa de provas, simplesmente creia no Senhor. Quantos estão praticando suicídio por que não crêem nessa verdade? Quantos são ateus por não crerem nisso? Quantos mudam de religião, ou entram em depressão? E quantos casais se divorciam por não conhecerem a Palavra do Senhor? E quantos estão desanimados por que não crêem que são amados e filhos de Deus? É isso que o diabo quer, que nos joguemos no abismo, da nossa auto-suficiência, na descrença, no desânimo!

Diante de tudo o que vivemos, o Senhor nos diz: “Não porás à prova o Senhor teu Deus” (Deut 6, 16) é isso o que Jesus responde, também hoje, para você e para mim. Não somos nós quem devemos avaliar o Senhor. Ele é quem avalia a nossa conduta, nossa fé, nossa paciência, nossa esperança e o nosso amor. Então, para que duvidar se nada é impossível para Deus?

“Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.” (Mateus 4,9). Quantos não estão adorando a TV, computadores, celulares, dinheiro, falsos ídolos, trabalho, falsas doutrinas, bares, vícios e tantas outras formas que o diabo inventa para não adorarmos a Deus. “Adorarás o senhor teu Deus, e só a Ele prestarás culto” – é a resposta de Jesus para toda tentação que nos cerca. Adore, adore, adore sempre a Deus, na tribulação, adore; na alegria, adore; na doença, adore ao nosso Deus!

São três tentações e três mandamentos; viva os três mandamentos e as vencerá, como Jesus as venceu.