Sempre com Maria!

“Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3).

Iniciamos o “simpático” mês de maio. As Comunidades e Paróquias de toda parte sempre se organizam e preparam uma filial homenagem a Virgem Maria, abrindo o mês consagrado e dedicado a Nossa Senhora!

Neste mês, com muita fé e confiança, queremos clamar com Maria, ao Pai Altíssimo, que continue derramando ricas bênçãos sobre nós e sobre nossas famílias. Com Maria, queremos entregar nossas dúvidas e nossas certezas ao Sagrado Coração de Jesus.

Ao olharmos para a vida, história e missão de Nossa Senhora, nós percebemos a ternura de Deus. Pois, Maria nos ensina – por suas palavras e atitudes – que Deus está sempre conosco; que Ele caminha, acompanha, protege e conduz a nossa vida, abrindo o “Mar Vermelho” dos tempos atuais, para que consigamos atravessar o desafiante “Mar da Vida”, a cada momento.

Nas Bodas de Caná da Galiléia, Maria disse ao seu Filho Jesus: “Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3). Com esta atitude, Maria nos ensina que ela é uma mãe sempre atenta às necessidades de cada pessoa e de cada família.

Existe uma interpretação deste trecho bíblico, que vê no vinho, o símbolo do amor. Ou seja, o pedido de Maria era que Jesus colocasse mais amor no coração de todos daquela festa de casamento. Nós bem sabemos o drama que é quando nos falta amor!

As nossas famílias enfrentam muitos desafios. O matrimônio é atacado a cada instante. Muitos fazem uma verdadeira guerra contra os princípios e os costumes essenciais que salvaguardam e defendem a família. E é diante deste contexto que nós, com mais intensidade, precisamos clamar a Deus, contando sempre com a intercesão de Nossa Senhora. Ela que acompanhou Jesus a todo instante, acompanha também as nossas famílias. Ela que viu Jesus crescer, acompanha o desenvolvimento de cada família abençoada por Deus. Ela que esteve presente no doloroso caminho ao Calvário, olha com olhar de mãe para o Calvário das famílias de hoje. Maria que esteve em pé diante da Cruz de Jesus, continua de pé e vigilante diante da Cruz do dia-a-dia de nossa família! Nós podemos contar com a constante intercessão dela junto a Jesus. Pois, Maria não se cansa de dizer a Jesus o que está faltando em nossas casas.

Lá em Caná faltou vinho! E hoje em dia, o que está faltando em nossa vida familiar? Está faltando o vinho da saúde? O vinho do diálogo? O vinho da fé? O vinho da fidelidade? O vinho da misericórdia? O vinho do perdão? Que “vinho” está faltando em sua vida? Com toda fé e confiança “peça à Mãe, que o Filho atende”!

Quando o nosso coração se volta e se abre para Maria, o nosso coração se encontra com Jesus. Pois, todo o esforço dela é nos conduzir a Jesus. Nas diversas aparições de Nossa Senhora, ela continua repetindo o mesmo apelo que fez em Caná da Galiléia, ou seja, “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Este mês de maio será uma bênção! Pode acreditar! Neste mês, muitas graças serão derramadas do Céu, por Deus, através das mãos de Maria. Muitas conversões acontecerão pelo exemplo de Nossa Senhora. Vai florescer a fé em corações e lugares que a gente nem imagina. Pois, o amor de Maria é sempre exuberante e abundante!

Neste mês, os nossos queridos e amados Bispos estão reunidos em Assembléia na cidade de Itaicí (SP). E seguramente, o Espírito Santo irá soprar muitas coisas boas na cabeça e no coração deles. Neste mês, o Santo Padre o Papa Bento XVI chega ao Brasil e vem nos confirmar na fé. Neste mês acontecerá a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe em Aparecida ( SP). Neste mês de maio teremos a festa de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na Vigília de Pentecostes! Quantas graças!

Claro que neste mês estaremos sujeitos a provações e ondas fortes querendo nos afogar e até nos perseguindo! Mas, com Jesus e com Maria, nós vamos vencer! Quem adora a Jesus e ama a Maria consegue tirar boas lições para sua vida, inclusive nos momentos de tempestades!

Que este mês tão especial nos motive a continuarmos caminhando com passos firmes e seguros no seguimento de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida! Que a nossa voz se una com a voz de Maria e juntos continuemos clamando ao Pai do Céu: “Dai-nos a bênção”!