Retiro Popular - 19 de março

O Pão da Palavra

Com as indicações para a leitura orante da Palavra de Deus, reze com os seguintes textos, que mostram o Amor de Deus que vem ao encontro de cada pessoa humana:

Dia 19 de março

Segunda-feira, Solenidade de São José: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16; Sl 88; Rm 4,13.16-18.22; Mt 1,16.18-21.24.

Reze com os textos da Solenidade. José, o Justo, engajou-se corajosamente no plano de Deus, comprometido com o projeto de Salvação.

Quarenta dia “de joelhos”

-Participar da Missa Dominical juntamente com sua família, fazer em comum a oração antes das refeições durante a semana.
-Confessar-se em preparação para a Páscoa. Procure um sacerdote, para fazer a magnífica experiência do abraço do Pai misericordioso.

– Rezar cada dia o Salmo 138:

-Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
– A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta Verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
– Em que lugar me ocultarei de vosso espírito?
E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
– Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
– Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me e que a luz ao meu redor se faça noite!” Mesmo as trevas para vós não são escuras, a própria noite resplandece como o dia, e a escuridão é tão brilhante como a luz.
– Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!
– Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.
– Ainda informe, os vossos olhos me olharam, e por vós foram previstos os meus dias; em vosso livro estavam todos anotados, antes mesmo que um só deles existisse.
– Quão insondáveis são os vossos pensamentos!
Incontável, ó Senhor, é o seu número! Se eu os conto, serão mais que os grãos de areia; se chego ao fim, ainda falta conhecer-vos.
– Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, examinai-me e provai meus pensamentos! Vede bem se não estou no mau caminho, e conduzi-me no caminho para a vida!

O Jejum

O filho pródigo buscou o caminho de volta. Ao chegar, há outros passos que para a ele se dirigem: os do Pai cheio de misericórdia. Nosso jejum nesta semana é o “jejum dos passos”: tomar a iniciativa da reconciliação, indo ao encontro das pessoas com as quais temos alguma dificuldade, especialmente quando nos custa muito.

Quaresma de caridade

Olhar ao seu redor e identificar o ato de amor e serviço que só você pode fazer. O que está faltando?

:: Saiba com fazer o Retiro Popular

Extraído do livro “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Retiro Popular 2007) de Dom Alberto Taveira Corrêa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.