Quando as provas vêm

Como defines tua vida?
Existem muitas respostas diferentes para esta pergunta.
Perguntei para algumas pessoas e me responderam: a vida é um quebra-cabeça, um jogo de xadrez, um sinal de esperança, uma festa, um circo, uma montanha russa, uma corrida de fórmula 1 e ainda, um carrossel. Algumas vezes você está em cima, outras vezes em baixo, dando voltas e mais voltas.

O Apóstolo Tiago, em sua epístola, nos propõe a pergunta:
“Pois que é a vossa vida?” (Tg 4, 14b )

É muito possível que baseemos nossa vida de uma forma errada, diferente dos propósitos que Deus tem para nós, mas se enfocarmos nossa vida na Palavra de Deus, poderemos encontrar a seguinte metáfora: a vida é uma prova.

Deus prova a fé, a obediência, o amor, a fidelidade e o caráter das pessoas.
Deus provou Abraão, quando lhe pediu seu filho Isaac como sacrifício e tantos outros exemplos bíblicos como Davi, José, Daniel, Ester, Rute que passaram por alguma prova.

O caráter se manifesta por meio das provas, a vida toda é uma prova. Sempre seremos provados.
Não conhecemos todas as provas que Deus nos dá, mas sabemos que somos provados quando nossas orações não são respondidas, quando sofremos mudanças drásticas, tragédias sem sentido, críticas desmerecidas.

Tenho experimentado na minha própria vida, como Deus prova minha fé nos problemas, prova meu amor através das pessoas, prova minha esperança através das necessidades e dificuldades.

Às vezes parece que Deus se ausenta, não sinto sua presença. São momentos cruciais, onde Ele quer provar meu caráter e revelar minha debilidade, a fim de me preparar para algo maior.

Quando entendemos que a vida é uma prova, nos damos conta de que nada é insignificante. Cada dia é importante, cada momento tem significado para fazer-nos crescer e aprofundar nosso caráter, para demonstrar amor e exercitar nossa dependência de Deus.

Algumas provas são duras, outras nem sequer sentimos. Porém, todas elas têm implicações eternas.
O bom é que Deus permite que passemos pelas provas da vida, mas Ele nunca permite que elas sejam maiores que a graça que nos dá para vencê-las.

Cada vez que superamos uma prova, Deus toma nota para recompensar-nos na eternidade.
Portanto, não recusemos as provas quando elas vêm, ao contrário, vamos enfrentá-las com dignidade de filhos de Deus.

“Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1, 12)