Pergunte-me tudo

A condição para alcançar a sabedoria de Deus é: Pergunte-me tudo. Pergunte-me tudo, sobre todas as coisas, não somente sobre as espirituais, mas também sobre as coisas humanas, as naturais. Pergunte-me tudo: sobre sua casa, sua vida, seu trabalho. Sobre se você compra ou não compra uma coisa, fecha ou não fecha um negócio, assume ou não assume um compromisso, aceita ou não aceita fazer aquela palestra, se vai dar ou não vai dar aquele passeio, se vai ou não fazer aquela contribuição… Pergunte-me tudo; não só sobre a vida espiritual, mas sobre toda a sua vida, sobre todas as coisas: sua vida econômica, financeira, de estudos, de trabalho, afetiva, sobre a educação dos filhos… Pergunte-me tudo!

Também sobre a vida espiritual: se você vai àquele encontro, se vai participar daquele grupo de oração, se aceita certo compromisso, como é que vai usar esse fim de semana, se vai dar aquela ajuda na Igreja, se vai assumir aquele compromisso naquele movimento, naquela parte, naquela pastoral da Igreja… Pergunte-me tudo.

Perguntar tudo, porque Deus quer nos ensinar todas as coisas. Quando perguntamos, o Senhor começa a nos responder, e começamos a colher as respostas de Deus. Deus responde às perguntas que fazemos. Não pensem que essa resposta de Deus será como às vezes pensamos: que vamos escutar uma resposta do Senhor, “sim ou não”, “faça ou não faça”, “é isso ou aquilo”… Porque há muita gente que fala assim:
– Ah, mas eu não ouvi Deus, não consegui escutar o Senhor. Falam tanto de escutar o Senhor e eu nunca escuto, nunca escuto o Senhor…

A pessoa tem a impressão de que Deus deveria falar ao ouvido; mas não!

Outros pensam que a resposta do Senhor é uma coisa forte, clara, “na cara”. Mas as coisas de Deus são muito sutis, muito discretas.

Exercício espiritual
Tome na sua Bíblia a seguinte passagem: 1 Reis 19,3-15

Leia todo o capítulo fazendo alguns momentos de reflexão.
Faça uma análise e compare os mais recentes acontecimentos da sua vida e o fato ocorrido com Elias.

Onde Deus se revelou a Elias?
Deus lhe deu ordens claras? Quais?
Faça sua oração pessoal diante do que o Espírito Santo lhe instruiu.

Trecho do livro “A sabedoria está no ar”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.