Conversão

Mudança de vida e intercessão pelos pecadores

A vida nos convoca diariamente, e por que não dizer o tempo todo, a tomarmos uma atitude positiva diante das situações que nos acontecem. Ademais, não dá para vivermos passivos a tudo, precisamos tomar decisões, viver o presente dando o melhor de nós mesmos para construirmos um mundo melhor e trilhar um caminho de santidade.

É intrínseco a nós a liberdade de ser e de agir, e é, portanto, necessário que a vivamos de forma coerente; e aí vem a responsabilidade. Falo assim, pois, para vivermos uma eternidade com Deus, precisamos nos lançar nos projetos do Pai, sabendo que eles serão exigentes.

Mudança de vida e intercessão pelos pecadores

Crédito: freedom007 / GettyImages

Libertar-se do comodismo e buscar a santidade

Nós temos o hoje, pois o passado está guardado e não muda mais, já existiu, e o futuro ainda não começou e é incerto, portanto, o que podemos fazer melhor hoje? Uma coisa é certa, os santos sempre meditavam sobre a morte, pois essa é a nossa única certeza, e, dentro deles, havia o profundo desejo de encontrar-se com o Criador e contemplá-Lo face a face.

É nessa óptica que precisamos viver em estado de vigilância, em servir a Deus desde as pequenas situações para que, diante dos grandes deveres, sejamos firmes até o fim. A correspondência a Deus se dá no hoje. E por que esperar? Procuremos sair do comodismo e voltemos a ter uma vida de oração, se possível com horário marcado e dentro de um quadro de prioridades.

A nossa vida é cheia de retomadas, pois então, retome sempre, mas não fique como poça de água parada que, no fim, fica suja, com mosquitos em volta. Continuemos sempre.

O pecado original e a natureza humana ferida

Diante disso, desejo que você pense, pois, a cada dia, a graça de Deus nos alcança e menos um dia temos nesta existência; assim, mais próximos estaremos diante de Deus. E como não sabemos o dia da nossa morte, recorramos a Virgem Maria, para que ilumine o nosso caminho, a fim de vivermos uma vida coerente com o nosso chamado de filhos de Deus.

Leia mais:
.:Passos para a conversão
.:O purgatório existe?
.:Devemos rezar uns pelos outros
.:Você sabe o que é o purgatório e o que a Igreja diz sobre ele?

No Catecismo da Igreja Católica (CIC), parágrafo 407, consta esse grande ensinamento: “A doutrina sobre o pecado original – ligada à da redenção por Cristo – proporciona uma visão de lúcido discernimento sobre a situação do homem e da sua ação neste mundo. Pelo pecado dos primeiros pais, o Diabo adquiriu um certo domínio sobre o homem, embora este permanecesse livre. O pecado original traz consigo «a escravidão, sob o poder daquele que possuía o império da morte, isto é, do Diabo» (299). Ignorar que o homem tem uma natureza ferida, inclinada para o mal, dá lugar a graves erros no domínio da educação, da política, da ação social (300) e dos costumes.”

A Virgem Maria nos ilumina para uma vida de intercessão

Sabendo Nossa Senhora da nossa situação, alertou aos pastorinhos assim: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, porque muitas almas vão para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”. Sim, esse convocação da Virgem de Fátima nos leva a entender como a comunhão entre nós cristãos, nesta existência, é real, e precisamos dar-lhe o devido valor, pois há almas ao nosso redor que podem estar próximas da sentença da condenação eterna por não se converterem, e é necessário, é urgente que peçamos, incessantemente, ao Pai das Misericórdias que nos conceda a graça de que essas pessoas encontrem o caminho.

Podemos fazer essa intercessão por meio de orações e sacrifícios voluntários para que possamos merecer, diante do Nosso Senhor, a conversão dos pecadores.

Nosso Senhor nos redimiu na cruz, diante da nossa situação de pecado, e é por meio do Seu filho que Deus realiza uma obra nova em nós. Que os méritos do nosso Batismo possam dar frutos em nós e cheguem a todos por meio da nossa intercessãoQuando oramos, falamos com Deus, e quando oramos pelos outros, entramos em combate contra os espíritos que vagam nos ares. (cf. Ef 6). Somos todos necessitados da graça da salvação para uma eternidade com Deus.

Esse e mais assuntos relacionados estarão sendo abordados no mês de outubro na TV Canção Nova e CN Plus no documentário ‘Purgatório: uma porta para o céu’. Aguarde!

Micheline Teixeira – Missionária da Comunidade Canção Nova, Graduada em Administração com complemento dos estudos em Marketing. Atualmente, cursa pós-graduação em Logoterapia. É diretora, produtora e jornalista no Portal Canção Nova.

banner_espiritualidade