🙏🎄 Rezemos juntos!

1º dia da Novena de Natal

Reze conosco o primeiro dia da novena de Natal

Hoje, iniciamos a Novena de Natal. É um tempo especial dentro de outro tempo também especial, que é o Advento. Todos esses dias estão marcados pela espera gozosa do nascimento do Nosso Senhor Jesus.

Nestes nove dias, a Igreja nos exorta a centrarmos mais no Senhor, olhando as atitudes de Maria e de José, a fim de aprendermos com Ele como se vive de acordo com a vontade do Pai.

Que estes dias de preparação para  nascimento do Filho de Deus nos ajudem a também preparar o nosso coração, para que Jesus nasça em cada um de nós.

Motivação do 1º dia da novena de Natal

– Neste primeiro dia da Novena de Natal, comece preparando o presépio. Inicie colocando a imagem de Maria, para que Ela nos acompanhe neste caminho para o nascimento do Filho de Deus.

– Que cada um faça uma oração, pedindo a Santíssima Virgem a intercessão e ajuda d’Ela, nestes dias de preparação para o Natal.

– Faça gestos de caridade e solidariedade com alguma pessoa ou família necessitada, fazendo com que outros também tenham um bom Natal.

Oração Inicial

“Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.

Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.

Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre.

Que assim seja!”

Meditação da Palavra de Deus

Leitura: Mateus 21, 28-32

Aprofundar o Evangelho, ver o sentido da parábola dos dois filhos e sua aplicação em nossa vida neste tempo do Advento.

Sugestão de reflexão: Busque apropriar-se do texto, não olhando como espectador, e sim como participante da cena. Tenha uma relação pessoal e direta com os personagens. Use sua imaginação para conhecer a eles e aprofundar-se interiormente.

Oração

“Senhor Jesus, ao iniciar este caminho para o Teu Natal, pedimos que nos ajude, para que, ao celebrar Teu nascimento, cada um de nós possa se aproximar mais de Ti. Que nos renovemos em Tua Palavra, que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos, que o Senhor nos dê a graça de deixarmos tudo aquilo que nos separa de Ti, que tenhamos o valor de reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para nos convertermos, para que Tu nos transformes com Tua graça. Senhor, derrama em cada um de nós Tua graça e Teu amor, para que saibamos corresponder ao Teu amor e cheguemos a Ti com um coração sincero. Senhor, ajuda-nos a voltar a Ti. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de Tua presença e do Teu amor.

Que assim seja.”

Oração Final

Menino Jesus, estamos esperando por Ti, estamos nos preparando para o Teu Natal, estamos querendo que este seja também o nosso. Nesse sentido, a liturgia nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer ‘sim’, mas não fazer nada depois.
Tu nos mostraste que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.”

“Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva à rotina.”

“Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos faz felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que, em Teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos trazes, e assim possamos celebrar um Natal diferente, cheio de amor e paz, de ternura e gozo como foi o Teu.

Que assim seja!”

Leia mais:
.: Assista, se prepare para o natal
.: Por que decorar a casa para o Natal?
.: Saiba mais sobre a liturgia do Natal
.: Conheça os símbolos do Natal 

comentários