Filáucia – O amor por si mesmo

Padre Paulo Ricardo nos apresenta de maneira fácil e acessível um valoroso ensino sobre a doença espiritual que nos aflige e que combateremos ao longo da nossa existência. Conheça parte desse conteúdo:

Fomos criados por Deus que nos fez bons e essa é a primeira verdade que precisamos assumir. Somos fundamentalmente bons! Fomos criados por Deus para ser sua imagem e semelhança. Mas, apesar dessa verdade “estamos doentes” e essa doença é caracterizada pela nossa tendência ao pecado, o qual nos puxa para baixo como faz a força da gravidade. Há em nós uma tendência para o pecado e o primeiro passo para se combater esse mal é constatar essa verdade.

A boa notícia para todos nós é que não fomos criados com essa tendência, mas estamos sofrendo desse mal que nos tende a cair. Na nossa essência está a bondade.

Bom seria se todas as pessoas tivessem a tendência não para o egoísmo, mas para o amor, a partilha etc… A primeira conseqüência do pecado original foi a “filáucia”, que significa amor por si mesmo.
São Máximo – o confessor – diz que: Quem combate a mãe das paixões – que é o amor de si, expulsa facilmente as outras paixões, que são a cólera, a tristeza, o rancor e todas as outras. Entretanto, quem se deixa levar pela mãe das paixões estará ferido por todas as outras.

Clique para ouvir este ensinamento

Artigo extraído do site de www.padrepauloricardo.org