Fé em Deus e poder na oração

“Em verdade vos declaro todo o que disser a este monte: ‘Levanta-te e lança-te ao mar’, se não duvidar no seu coração, mas disser, obterá esse milagre. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado” (Mc 11,23-24).

Recordamos hoje o dia de São Gregório Taumaturgo.

Este grande santo da Igreja nasceu por volta dos anos 200 d.C. perto do Mar Morto. Seus pais eram pagãos e muito ricos. Queriam que ele fosse um advogado. Porém, ainda jovem foi estudar em Cesarea, na Palestina, quando conheceu o grande sábio da época Orígenes, que tinha uma escola de teologia. Este reconheceu em Gregório qualidades excepcionais. Em pouco tempo, o jovem se deu conta da importância e veracidade das Palavras de Deus na Bíblia e converteu-se ao Catolicismo.

Colocaram-lhe o nome de Taumaturgo, que quer dizer o que realiza muitos milagres. Pois observaram que desde os tempos de Moisés não se conhecia um simples homem que realizasse tantos milagres como ele. Sendo procurado por um número sempre crescente de fiéis, São Gregório Taumaturgo rezava e muitas curas, libertações, prodígios e milagres aconteciam. E com o passar do tempo, eram tantas as pessoas que o procuravam que foi preciso construir um templo maior. No entanto, o terreno para a construção desse local era muito irregular, com um monte muito íngreme. Então disse ele, sem duvidar do poder da fé e da oração: “Vamos ver se é certo o que disse Jesus: ‘Se tiveres fé podeis dizer a este monte que saia daqui e ele te obedecerᒔ. Ele colocou-se em profunda oração, quando aconteceu um terremoto no local, transformando-o [monte] em uma boa planície, adequada para a construção do templo.

São Gregório também auxiliava os fiéis em catástrofes e situações adversas; com suas orações e sacrifícios conseguiu deter terríveis inundações que ameaçavam acabar com todas as plantações e as casas da cidade.

Que alcancemos de Deus a fé de São Gregório Taumaturgo e que todos os “montes” – que precisam ser derrubados em nossas vidas e em cada um de nós – caiam por terra.

« Pedi e recebereis »;
« Batei, e hão-de abrir-vos »;
« Procurai e encontrareis »
(Mt 7,7)

São Gregório Taumaturgo, rogai por nós!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.