Confiança

Rezemos juntos a trezena em louvor a Santo Antônio

No dia 13 de junho, a Igreja celebra o dia de Santo Antônio

Santo Antônio foi definido, pelo Papa João Paulo II, como “um homem evangélico”, por causa de sua luta em viver o Evangelho no cotidiano.

Santo Antônio insiste, em seus ensinamentos, sobre a importância do desapego das coisas, sobre a calma, a solidão e o silêncio, virtudes que nos permitem escutar e ver Deus.
Rezemos-juntos-a-trezena-em-louvor-a-Santo-Antônio

Súplica (para todos os dias)

Meu querido Santo Antônio, santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo, vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível, senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento vos pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa e obteremos as graças que pedimos.

1º dia: 31/5 – Santo Antônio, mestre do Evangelho

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”.

– Palavra do Santo: “São os pobres, os simples e os humildes que têm fome e sede da Palavra da Vida”.

– Oração: Senhor, a Tua Palavra é alimento do nosso Espírito e luz em nosso caminho. Abres nosso coração para acolhê-la, nossa mente para entendê-la e motivai nossa vontade para praticá-la. Por intercessão de Santo Antônio, mestre do Evangelho, fazei com que consigamos orientar nossa vida pessoal, familiar e comunitária com a verdade libertadora de Tua Palavra. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

2º dia: 1/6 – Santo Antônio, mestre da oração

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós alcançareis” (Mt 21,22).

– Palavra do Santo: “A pessoa reza quando adere a Deus no amor e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota”.

– Oração: Senhor, nós somos necessitados de mais vida e reconhecemos que Vós sois a fonte de todos os bens. A Vós recorremos na oração para nos manter em sintonia convosco. De coração arrependido, pedimos perdão de nossos pecados. De coração agradecido, louvamo-Vos pelas Vossas maravilhas em favor da vida. Com Santo Antônio, mestre da oração, estamos em Vossa presença como filhos. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

3º Dia: 2/6 – Santo Antônio, mestre da verdade

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Aquele que pratica a verdade vem para a luz. Torna-se, assim, claro que as suas obras são feitas em Deus” (Jo 3,21).

– Palavra do Santo: A verdade convence e “nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala”.

– Oração: Ó Santo Antônio, homem cheio de sabedoria, que por meio de seus ensinamentos foste uma luz para a Igreja, ilumina o nosso caminho com a verdade do Evangelho e ensina a nossa sociedade a distinguir o bem do mal, para que jamais nos deixemos envolver pelas trevas do erro e da mentira. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

4º Dia: 3/6 – Santo Antônio, modelo de fé

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta-nos a fé!’. Disse o Senhor: ‘Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá'” (Lc 17,5-6).

– Palavra do Santo: “Para o cristão, crer em Deus não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel; significa sim acreditar amando”.

– Oração: Senhor, nós vos agradecemos pelo dom da fé, que nos faz ver além das aparências as pessoas e os fatos. Fazei que nos dediquemos continuamente no crescimento da fé pelo conhecimento da Vossa Palavra, pela oração e a busca sincera da verdade. Que o exemplo de Santo Antônio nos ajude a viver uma fé sincera e corajosa, forte e segura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

5º Dia: 4/6 – Santo Antônio, modelo de esperança

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “A tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não decepciona” (Rm 5,4-5).

– Palavra do Santo: “A esperança é a expectativa dos bons futuros. Ao desesperado falta a coragem para progredir”.

– Oração: Senhor, como faz bem ter esperança e cultivá-la! Em Vós nossas esperanças sempre encontram resposta. E a cada resposta que vem de vós, nasce uma nova esperança. Nós vos pedimos, Senhor, que nosso coração seja fortalecido pela virtude da esperança e que nosso olhar se fixe lá onde se encontram as verdadeiras e eternas alegrias. Com Santo Antônio, renovai nossas esperanças em Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

Reze também:
.: Oração de libertação de Santo Antônio de Pádua
.: Oração para fazer diante de Jesus Eucarístico
.: Oração de libertação de nossa casa
.: Orações Milagrosas de São Bento

6º Dia: 5/6 – Santo Antônio, modelo de amor

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei. Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13).

– Palavra do Santo: “Existe um só amor para com Deus e para com o próximo. Este é o Espírito Santo, porque Deus é amor”.

– Oração: Senhor, Vós sois amor revelado na Trindade. Por amor nos criastes e por amor nos sustentais. No amor nos salvastes e no amor nos destes o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Com Santo Antônio, modelo de amor, possamos nos dedicar ao Vosso serviço, no serviço dos irmãos. Senhor, que Vosso amor se torne sempre mais a grande força transformadora do mundo. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

7º Dia : 6/6 – Santo Antônio e Jesus Cristo

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Jesus Cristo é sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar por doutrinas estranhas” (Hb 13,8-9).

– Palavra do Santo: “Ele veio para ti para poderes ir a Ele”.

– Oração: Senhor, Vós revelastes o Vosso amor, a Vossa bondade, o Vosso perdão e a imagem em Cristo Jesus. Fazei com que possamos reconhecê-Lo e amá-Lo, segui-Lo e indicá-Lo sempre aos nossos irmãos, pelo exemplo de vida, por nossas boas obras e pela nossa palavra. Por intercessão de Santo Antônio, fazei com que nossa fé seja sempre mais viva e nossa missão sempre mais corajosa e fiel. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

8º Dia: 7/6 – Santo Antônio e o Espírito Santo

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em Meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos lembrará tudo o que Eu vos disse” (Jo 14,26).

– Palavra do Santo: “Em contato com o Espírito Santo, a alma vai, pouco a pouco, perdendo suas manchas, sua frieza e sua dureza, transformando-se totalmente naquele fogo aceso nela”.

– Oração: Ó Deus, Vosso Espírito criou do nada todas as coisas; tornou-se a força dos profetas e a coragem dos mártires. Pelo Espírito Santo, Vosso Filho foi concebido no seio de Maria e por Ele nasceu a Igreja no mundo. Vosso Espírito fez de Antônio o santo de todos os povos e o pregador de Vossa Palavra. Que sua luz nos ilumine sempre e nos transforme, de pecadores que somos, em santos para vossa glória. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

9º Dia: 8/6 – Santo Antônio e Maria

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Maria, Tu és feliz, porque acreditaste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” (Lc 1,45).

– Palavra do Santo: “O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse: infelizmente, Adão o cultivou mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora”.

– Oração de Santo Antônio: Rainha nossa, insigne Mãe de Deus, nós te pedimos: fazes com que nossos corações fiquem repletos da graça divina e resplandeçam de alegria celeste. Fortalece-os com a Tua fortaleza e enriquece-os de virtudes. Derrama sobre nós o dom da misericórdia, para que obtenhamos o perdão de nossos pecados. Ajuda-nos a viver de modo a merecer a glória e a felicidade do céu. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

10º Dia: 9/6 – Santo Antônio e a Eucaristia

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Eu sou o Pão da Vida: aquele que vem a Mim não terá fome, e aquele que crê em Mim jamais terá sede” (Jo 6,35).

– Palavra do Santo: “No altar, sob as aparências de pão e de vinho, está presente o próprio Jesus, vivo e glorioso, revestido daquela carne humana com que outrora Ele se ofereceu e, ainda hoje, continua se oferecendo todos os dias como vítima ao divino Pai”.

– Oração: Senhor Jesus Cristo, que na Eucaristia nos deixastes o memorial da Vossa Páscoa, concedei-nos a graça de que este mistério do Vosso Corpo e do Vosso Sangue realize a redenção e transforme a nossa vida numa comunhão sempre mais plena convosco e com os irmãos. Vós que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

11º Dia: 10/6 – Santo Antônio e a Cruz

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de Mim” (Mt 10,38).

– Palavra do Santo: “O Cristão deve apoiar-se na Cruz de Cristo, como o peregrino se apoia no bastão quando empreende uma longa viagem. Dirijamos nossos olhares a Jesus, nosso Senhor, pregado na Cruz da Salvação”.

– Oração: Senhor, o vosso amor se manifesta de infinitos modos, mas o maior gesto de amor ficou selado na Cruz redentora de Vosso Filho. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus”. Senhor, a Cruz também foi assumida por Santo Antônio e anunciada como o grande sinal da Ressurreição. Dai-nos fé e coragem para tomá-la a cada dia e seguir-vos na doação pelos irmãos. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

12º Dia: 11/6 – Santo Antônio e a Missão

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo. Que a vossa luz brilhe diante dos homens para que eles vejam as boas obras e louvem o Pai que está no céu” (Mt 5, 13-16).

– Palavra do Santo: “O fiel cristão, iluminado pelo resplendor de Cristo, deve emitir centelhas de palavras e exemplos para, com eles, inflamar o próximo”.

– Oração: Senhor, Vós nos criastes sem nós, mas sem nós não nos salvareis. Como aconteceu com Santo Antônio, fazei com que entendamos a nossa missão neste mundo, junto a nossa família e a nossa comunidade. Que ninguém de nós passe por este mundo na indiferença e na omissão. Com vossa ajuda e a proteção de Santo Antônio, possamos produzir frutos de justiça e paz, de fraternidade e amor, em Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

13º Dia: 12/6 – Santo Antônio e a Eternidade

– Sinal da Cruz

– Palavra de Deus: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito; pois Eu vou preparar-vos um lugar” (Jo 14,1-2).

– Palavra do Santo: “Então, teus olhos serão realmente saciados, porque verás aquele que tudo vê. Então, tua alma será realmente uma rainha, ela que agora é uma escrava aqui no exílio; teu corpo ficará repleto de felicidade e tua alma será glorificada. Teu coração dilatar-se-á numa alegria indescritível”.

– Oração: Senhor, Deus da vida, Vós nos criastes para Vós e o nosso coração estará inquieto até que em Vós não repouse. Concedei-nos a graça de caminhar decididos rumo à Pátria celeste para a qual nos dirigimos, sem esquecer o bem que nos cabe realizar nesta vida para obtermos a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
– Reza-se: um Pai-Nosso; uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.