Luta espiritual

Vista a armadura de Deus para o combate espiritual

O ser humano em sua essência é um ser bom, pois é obra do amor e da bondade de Deus. Mas há no homem e na mulher uma “inclinação ao mal” (cf. CIC 405). E também existe a realidade do mundo que está sob o poder do maligno (cf. 1Jo 5,19). Essas constatações levam a “uma luta árdua contra o poder das trevas que perpassa a história da humanidade, iniciada desde a origem do mundo, que vai durar até o último dia. Envolvido nesta batalha, o ser humano deve lutar sempre” (CIC 409).

A Igreja ensina que “pelo pecado dos primeiros pais, o diabo adquiriu certa dominação sobre o homem, embora esse permaneça livre” (CIC 407). Ele, por ser inimigo do ser humano, por ter se oposto a Deus e se perdido, procura levar perdição aos filhos de Deus.

Na Carta de São Paulo aos Efésios, no capítulo 6, dos versículos 10 a 18, o Apóstolo descreve sobre o combate espiritual em que todos estão inseridos. Uma batalha que durará até o último dia.

Vista a armadura de Deus para o combate espiritual

Foto Ilustrativa: RyanJLane by Getty Images / cancaonova.com

Nossa força está no Senhor

A força para o combate espiritual vem de Deus. Todos são chamados a se fortalecerem no Senhor, em seu poder.

Jesus já venceu e sua vitória é nossa vitória. O Cristo “apagou (…) o título de dívida que existia contra nós; e o suprimiu, pregando-o na cruz, na qual despojou os principados e as autoridades” (Col 2,14-15).

O nosso combate não é contra o sangue e a carne, mas contra o mundo de trevas, contra os espíritos do mal (cf. Ef 6,12). O inimigo é espiritual, a luta é no campo espiritual, contra os espíritos malignos e não contra pessoas humanas.

Armadura de Deus

Para o combate espiritual, as armas também devem ser espirituais. A armadura de Deus é uma proteção com que o Senhor nos reveste. O tentador conhece a fraqueza de cada pessoa, portanto, para resistir aos dardos inflamados do maligno, cada peça da armadura é essencial.

Leia mais:
.:O que é combate espiritual?
.:Não seja desleixado com sua vida espiritual
.:Combate da oração: o que a Igreja diz?
.:Como desmascarar a astúcia do demônio em nossa vida?

É preciso a couraça da justiça. Essa peça que simboliza a proteção para o coração, que é órgão vital, e, no campo espiritual, o mantém protegido e justificado no sangue de Jesus.

O Apóstolo fala sobre calçar os pés com o zelo para propagar o Evangelho da paz. Quem caminha conforme a Boa Nova se resguarda de tropeçar e cair. E, então, vive o “como são belos (…) os pés do mensageiro que anuncia a paz e a salvação” (Is 52,7).

Prontos para o combate espiritual

O escudo da fé destrói as incidias do diabo. A fé em Jesus Cristo é proteção e salvação. Já o capacete, que serve para proteger a cabeça, que é parte vital, é o capacete da salvação, da esperança e também nos guarda das sugestões malignas.

A espada do Espírito, a Palavra de Deus, é diferente das outras partes acima, que são de defesa, pois essa é a que se lança, que avança. Jesus usou a Palavra de Deus para enfrentar satanás em todas as tentações no deserto (cf. Mt 4,1-11). A Palavra vivida no poder do Espírito Santo não só nos protege, mas também nos lança para a santidade, para uma vida virtuosa.

Portanto, revesti-vos da proteção do Senhor. Jesus Cristo é o vencedor de todas as batalhas; e n’Ele “somos mais que vencedores” (Rm 8,37).

banner espiritualidade


Padre Márcio Leandro Fernandes

Natural de Sete Lagoas (MG), é missionário da Comunidade Canção Nova. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Canção Nova, Cachoeira Paulista (SP), Márcio Leandro é também Bacharelando em Teologia pela Faculdade Dehoniana, em Taubaté (SP). Atua no Santuário do Pai das Misericórdias e nos Confessionários.

comentários