entenda

Provação ou tentação?

Partilho com você que fiquei surpresa e, ao mesmo tempo, feliz com o número de pessoas que me retornaram sobre esta matéria. Ela é fruto de pregações do Padre Jonas e do meu estudo pessoal da Palavra de Deus. É com alegria que a partilho novamente com você, pois quem de nós não é tentado e/ou provado?

“Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: É Deus quem me tenta”. (Tiago 1,13)

Foto Ilustrativa: by Getty Images / ljubaphoto

A tentação nos faz mal

A tentação é de início sugestiva, suave, envolvente. Surge como uma pequena ideia e acaba se tornando um grande plano. Vai tomando corpo dentro de nós, a ponto de nos levar a fazer loucuras, não nos importando mais com o tempo, com o local ou com as pessoas. A tentação nos faz acomodados, preguiçosos com os nossos deveres, chega a anestesiar nosso raciocínio. A tentação tira a paz interior, a tranquilidade da consciência, nos isola das pessoas que nos quer o bem, nos leva sempre para as más companhias. Na tentação, nunca temos tempo para as coisas de Deus. A Missa é monótona, o grupo é longo, a oração é chata. A tentação faz mal à saúde do corpo e da alma.

“Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes de passar por diversas provações.” (Tiago 1, 2)

A provação nos leva à constância

A provação é diferente. É uma situação permitida por Deus. Faz parte da pedagogia de Deus. Pode ser externa (afrontamentos, contestações, fofocas etc.), ou interna (concupiscências, más inclinações, paixões que dizem respeito ao corpo etc.). A provação nos leva à constância, ao equilíbrio de nossa fé. Quando suportada com fé em Deus, ela nos provoca uma confiança e uma certeza da vitória tão grande que não se pode explicar. A provação nos dá têmpera, nos faz fortes, desbravadores, testemunhas.

A provação traz paz ao coração, pois é Deus quem cuida de nós. Jesus passou por grandes provações: sofreu a traição, injúrias, blasfêmias, difamação, fome, dor física, pobreza, solidão… Ele passou por elas usando a força do Espírito Santo. Por isso, Ele é capaz de nos entender e de nos socorrer em todas as nossas dores, pois Ele as conhece.

Leia mais:
.: Alegre-se por causa das provações, elas produzem perseverança
.: Força para resistir à tentação – Formação
.: A sabedoria vem de Deus e para Ele conduz
.: Deus está conosco diante da tentação, não se desespere

“Se a alguém de vós falta a sabedoria, peça-a a Deus.” (Tiago 1,5)

A sabedoria é necessária para tudo, até para saber a diferença entre a provação e a tentação. Saber onde está uma ou outra; saber ouvir a Deus nas provações e clamar a Deus nas tentações. Ocupar-se para não dar lugar às tentações do dia a dia. “Cabeça vazia, oficina do diabo”, já dizia um santo.

Use das provações do dia a dia como escada para chegar mais perto de Deus.

Formação Canção Nova

banner_espiritualidade