Se você der uma olhada rápida no ano que passou sem pensar muito, o que você diria sobre ele? Preferiria começar se lamentando ou dizendo aquilo que foi bom? O que precisaria ser melhorado?
Minha experiência de vida e com a Palavra de Deus me ensina a olhar primeiro para o que eu experimentei de belo e bom – como isso faz bem à alma! Pensar assim não significa excluir as lembranças dos tempos difíceis ou ruins (simplesmente não os quero tomando o primeiro lugar na minha memória).
Ter uma visão positiva dos eventos passados é uma ótima maneira de enfrentar o presente e caminhar sem medo para o futuro. Fico feliz com aquilo que foi bom e tento melhorar para que seja ainda melhor. Sobre as situações dolorosas, digo a mim mesmo que elas me ajudaram a ser mais forte e, com a experiência adquirida, posso até ajudar outras pessoas que estão passando por algo semelhante.
Aliás, por que não fazer dos momentos dolorosos uma espécie de adubo que permitirá um bom plantio e uma ótima colheita no presente e no futuro?
No começo do ano, devemos invocar as bênçãos de Deus sobre nós
No início do ano, a liturgia nos dá textos de bênçãos, ação de graças, confiança e alegria. Esse é o convite do Senhor a cada um de nós! Se a Igreja celebra Maria, Mãe de Deus, no dia 1° de janeiro, é precisamente porque Ela viveu tudo isso de maneira intensa e bela, e também Ela pode nos ajudar a viver desse modo.
Quando a Santíssima Virgem encontra sua prima Isabel, essa lhe diz: “Bendita és tu entre todas as mulheres, e o fruto do teu ventre é bendito” (Lc 1,42).
Maria foi cheia de graça, bendita entre todas as mulheres, escolhida para dar ao mundo o Bendito de Deus, o Cristo nosso Senhor e Salvador. Maria é a mulher abençoada por excelência. Porque é bendita; Ela bendiz ao Senhor, dá graças, confia plenamente n’Ele e fica cheia de alegria: “Alegra-te, Maria!”.
No começo do ano, não podemos nos contentar em desejar “muitas coisas boas” para o ano que começa, pois isso é muito vago. Devemos invocar a bênção de Deus sobre nós.
Deseje também aos outros um ano de bênçãos
Na sua epístola, São Pedro nos diz (1 Pd 3,9): “Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados: para que sejais herdeiros da bênção”.
Se você deseja um bom ano, deseje a todos um ano de bênçãos!
Bênção significa “dizer coisas boas” – Deus nos diz o bem, Ele diz coisas boas sobre nós! Ele age assim, pois é amor e nos ama. Mesmo quando faço coisas erradas, Ele me abençoa. Sim, Ele me abençoa! Não que concorde com o mal que eu faço (Ele odeia o mal que eu faço!), mas sabe que sou capaz de fazer melhor e que não me limito ao mal que faço, que valho mais do que as minhas boas ou más ações.
Então, por Ele acreditar em mim, Ele me abençoa, e essa bênção me traz alívio, me cura e me ajuda a seguir em frente fazendo o bem.
Leia mais:
.:A riqueza da leitura meditada e orante da Palavra de Deus
.:Os sacramentos são fontes de bênçãos para nossa vida
.:O que significa benzer? O que significa abençoar?
.:Que, neste ano novo, suas esperanças sejam renovadas
A Palavra de Deus age em nós
A Palavra de Deus é ação. Quando Deus diz, o que Ele diz é, acontece. Quando Deus fala bem de nós, sua Palavra age em nós, nos transforma e nos faz bem. Quando pedimos a bênção de Deus, nos abrimos para a Sua ação transformadora.
Ser abençoado por Deus não significa que nunca mais teremos provações, porém, enfrentaremos as tempestades da vida de maneira diferente, de mãos dadas com Aquele que nos ama e nos quer bem.
Uma última coisa: há muitos palavrões ao nosso redor, há muitas más notícias, muita maldição, muitas palavras esmagadoras… Não precisamos acrescentar ainda mais! Se é para falar mal, melhor se calar!
Invoque a bênção de Deus: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!” (Nm 6,24-26).
Feliz e abençoado ano novo!