Um Amigo é um tesouro.

‘Um amigo fiel não tem preço. Seu valor é incalculável’ (Ecl. 6, 14-17). Quem não tem amizade não fica conhecendo, a fundo, ninguém, pois as pessoas só se abrem mesmo com os amigos. Só o amor abre o coração de alguém. E quem não conhece os outros, também a si não conhece.

Há problemas em amizades? A amizade não é problema pode torna-se problema quando não é entendida. Quando por exemplo o rapaz vê na menina sua amiga uma ocasião para aproveitar-se dela. Ou quando a menina leviana não souber respeitar as tendências de homem de seu amigo.

Existe Amizade Pura entre homem e mulher? Sim, se os dois entendem a responsabilidade e o respeito que a amizade exige. Sempre haverá que maldosamente olharão como a máxima ‘perícia’. Falam criticam, comentam maliciosamente (MT 7, 3-5). Mas se o relacionamento é fraterno porque tanto distorções. São problemas de mentalidade, e quem não tem certa vivência neste campo (amizade) não vai entender mesmo. Não pode compreender que seja puro para os outros aquilo que para ele nunca foi. Quem não sabe ter uma amizade sem malícia pensa que os outros também não conseguem. Cada um julga os outros como ele é. Mas vamos com calma. Não vamos só por isso fazer com que as fofocas se tornem verdadeiras!

A amizade e namora são a Mesma coisa? Não, há uma grande diferença: a amizade não procura um companheiro para a vida. O namoro, sim. Com tudo, não há namoro verdadeiro sem que haja uma amizade sincera entre os dois.

Às vezes, aparece outro ‘probleminha’: Procuramos alguém com quem queremos ter amizade mas esse alguém não quer nossa amizade por algum motivo. Não devemos virar as costas e ficar com raiva. Devemos, sim incentivá-lo a ser coerente em suas decisões para que possa ser e ser amigo.

O melhor amigo
É possível haver amizade entre nós e o Cristo?
Sim, perfeitamente. E ele é o nosso melhor amigo. Um amigo que nunca trai a nossa amizade que continua ao nosso lado, ainda que todos os amigos nos abandonem.

Mas: Cristo é fonte a base da verdadeira amizade entre nós pois todo o amor vem de Deus, que é amor. Sem Cristo, nossa amizade não consegue ser verdadeira, pois faltaria o essencial.

Se os amigos estudam, jogam, dançam, e passeiam juntos, porque também não podem também orar juntos?

Cristo nos ensinou no Evangelho, as verdadeiras dimensões da amizade. (Jô 15,3)

Pe Antônio Queiroz. CSSR
Jovens crescendo como Igreja

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.