Sem Medo Rumo as Altas Metas da Santidade

O Santo Padre ao receber em audiência na manhã de sábado dia 09/06/02 dirigiu a palavra com especial afeto a Arquidiocese de Capua dizendo que ainda guarda no coração a calorosa acolhida quando esteve entre eles.

Lembrou que o anúncio do Evangelho é fecundado pelo sangue dos inúmeros mártires que independentemente do longo ou breve tempo, serviram a Igreja ensinando a fé e a santidade de vida com ardor apostólico.

Questionou: “ Como não impregnar-se de uma herança espiritual assim tão singular?

Lançou tambem o apelo que destina a cada pessoa: “Não deixe de ir ao encontro de Jesus com ardor novo, para escutar sua voz profunda que nos chama a mais intensa fidelidade evangélica”.

O Santo Padre nos pede para fazer-nos presente onde o homem esta só, marginalizado e humilhado pela dor e pela violência e onde as pessoas estão cansadas de palavras humanas e sentem uma profunda saudade de Deus.

Que cada comunidade paroquial seja lugar privilegiado de escuta e do anúncio do Evangelho, seja: casa de oração, ponto de atração em torno da Eucaristia, verdadeira escola de comunhão, onde o ardor da caridade prevaleça sobre a tentação de uma religiosidade superfificial e inconsequente.

A tensão rumo a santidade dará um novo vigor e nova motivação sempre mais forte, segundo o esforço empregado na caridade com os pobres e imigrantes que sem casa e trabalho são sempre desafiados da antiga e nova pobreza não só em providenciar a eles suas necessidades mais urgentes, mas contruir junto com eles uma sociedade acolhente, respeitosa na diversidade, desejosa de justiça e de solidariedade.

“Ide e anunciai a todas as nações” (Mt 28, 19)
Comentando essa passagem o Santo Padre convida os jovens a responderem generosamente ao convite de Jesus e recordou a eles que se pode levar o Evangelho de Jesus sem precisar andar longe, podendo permanecer na propria casa, no proprio hambiente, na propria escola, no proprio lugar de trabalho, na propria familia e testemunhar de modo eficaz a propria fé.

O Santo Padre deseja que os jovens não percam jamais o entusiasmo de serem cristão, de poder entrar numa amizade com Jesus Cristo, de procurar o que Jesus procurava, de comportar como Jesus comportava. Jesus deve tornar-se o centro de suas vidas. É Ele quem os ajudará a serem: “ Sal e fermento” da Terra.

Nosso Senhor e os Santos que têm tornado precioso o caminho de fe do povo confia a nós esse mesmo povo, em particular os pequenos, os pobres e os enfermos. Sustentados por tais intercessores desejamos: “ SEM MEDO, RUMO AS ALTAS METAS DE SANTIDADE”, que o Senhor nos propõe porque nos ama.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.