São João Bosco

João Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, nos Becchi, um lugarejo pertencente ao município de Castelnuovo d’Ast (hoje Castelnuovo Dom Bosco). Ele veio de uma família de formação muito simples e perdeu seu pai, Francisco, aos dois anos de idade.

Sua mãe Margarida o educou com ternura e muita energia. Ela o ensinou a cultivar a terra e a ver Deus diante das belezas do céu, na abundância da colheita, nas chuvas que banham as vinhas… Mamãe Margarida, na igreja, aprendeu a rezar, e assim ensinou suas crianças a fazer o mesmo. Para João, rezar significa falar com Deus ajoelhados no chão da cozinha, pensar Nele enquanto está sentado no pasto e contemplando o céu.

Com sua mãe João aprendeu a ver Deus também na face, daqueles pobres ou miseráveis que vinham bater à porta durante o inverno, para quem Mamãe Margarida dava sopa quente e remendava os sapatos.

Dom Bosco é venerado e íntimo também da Canção Nova, já que o nosso fundador, Pe. Jonas Abib, é um filho fiel que sabe honrar o pai, por isso com toda a Obra e Família Canção Nova busca ser eco da luta do Santo de hoje, que viveu no apostolado a frase de São Dionísio ‘Das coisas divinas a mais divina é cooperar com Deus para salvar as almas‘.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.