Renovação Carismática Católica: 40 anos de história

Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, a Renovação Carismática relembra e comemora um fato marcante de sua história. Há quarenta anos, em 1967, um grupo de professores e alunos da Universidade de Duquesne, nos EUA, participou de um retiro espiritual, protagonizando um dos acontecimentos religiosos mais impressionantes e significativos na vida recente da Igreja.

Naqueles dias, ecoava ainda no coração de toda uma geração de filhos da Igreja o convite do Papa João XXIII para uma ampla reforma eclesial que culminou com o Concílio Ecumênico Vaticano II e que trouxe consigo o desejo e a realização de um novo Pentecostes para todo o povo de Deus.

Foi neste contexto e inspirando-se, ainda, no modelo de vida das primeiras comunidades cristãs – quando cheios do Espírito Santo (At 2,1-12), os seguidores de Jesus, “na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42), testemunhavam o cumprimento de sua promessa: “quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores” (Jo 4,12) – que aquele grupo de Duquesne buscou e experimentou um novo vigor para anunciar com coragem e determinação o Evangelho.

Para além do caráter festivo e com uma consciência muita clara de que devemos aproveitar “ciosamente o tempo” (Ef 5,15b), pensamos em comemorar o 40º. aniversário da RCC durante todo 2007.
Neste ano, o evento de Duquesne praticamente coincide com uma das festas mais populares de nosso país, o Carnaval. Nos próximos dias, como já fazemos há muitos anos durante este período, estaremos realizando o que desta vez denominamos de “Festa das Tendas”, que tem como inspiração o Evangelho de João 7,37-39: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba”.

Alegramo-nos em comunicar-lhes que, acompanhando a mobilização que foi realizada em todos os Estados em torno desta Festa, já podemos afirmar que as expectativas foram amplamente superadas. Temos notícias da realização de centenas de eventos, com milhares de missionários, proporcionando que milhões de brasileiros possam acolher Jesus em seus corações e, assim, encontrar-se com a verdadeira felicidade que o mundo não pode oferecer.

Resta-nos, portanto, animar, exortar e lembrar a todos os envolvidos nestes dias, com um propósito tão elevado, em especial, aos coordenadores estaduais, diocesanos, equipes de serviço e missionários, que, por graça de Deus, estamos participando de momentos ricos na história da RCC.

Desejamos e é também nossa oração, que em todos os lugares onde estivermos anunciando a Palavra de Deus, nestes dias, possa nossa pregação ser acompanhada de conversões e dos “sinais” previstos no Evangelho (cf. Mc 16,15); acontecendo, assim, um grande despertar espiritual em todo o nosso Brasil.

Que o Senhor nosso Deus nos abençoe com toda a sorte de graças e que Maria, nossa Mãe, interceda por cada um de nós.

Fraternal abraço,

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.