entenda

A caridade nos faz lutar pelo Céu

“A caridade é paciente; a caridade é bondosa; não é invejosa; a caridade não é arrogante, nem orgulhosa. Ela não faz o que inconveniente, não busca o seu interesse, não se irrita, nem se julga ofendida. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Ela tudo perdoa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Cor 13, 4-7).

Pergunto: “A caridade é amor ou é fruto do amor? Primeiro, vejamos o que é caridade e, em seguida, o que é amor.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), Amor = Caridade; e Caridade = Amor (cf. CIC páginas 803,814). Na profundidade disso, percebo serem os dois uma doação desprovida de interesses. Custe aquilo que me custar, mas se for por Amor (Caridade) devo realizar. São João Bosco (D. Bosco) dizia: “O Senhor colocou-nos neste mundo para os outros!”. Espremendo bem isso, ele quer dizer que nossa vocação é amar.

1600x1200-A-caridade-nos-faz-lutar-pelo-céu (1)

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Os efeitos da busca pela caridade

Por acreditar, portanto, esperar a segunda vinda do Senhor, preciso esmerar-me pela busca da perfeição. Claro, o modelo de perfeição humana é Jesus Cristo e essa deve ser a meta. Por ser uma meta, precisamos de um planejamento e etapas bem definidos para podermos atingi-la.

Não pense que desejar é igualar-se a Jesus, no que diz respeito a ser cumpridor da vontade de Deus, seja ambição ou presunção demais, pelo contrário, é nosso dever como cristãos. Em 1 Cor 13,10, o apóstolo confirma isso: “Mas quando vier o que é Perfeito, desaparecerá o que é imperfeito”. Paulo nos apoia nessa busca.

Retomando à meta, partamos da estaca zero. Se você está afastado da Igreja, da Santa Missa, dos Sacramentos, então, esse será o primeiro passo. Retornar ao seio da Casa do Pai.

Caso já esteja caminhando nesse sentido, pare; reflita sobre como tem caminhado e, se for preciso, lave sua alma no Sacramento da Reconciliação. Garanto: gratuito, indolor e pode causar, no máximo, um crescente desejo de santidade. É o próprio encontro entre o perdão do Pai e o arrependimento do filho.

Leia mais:
.: O exercício da caridade
.: A caridade é um dom do Espírito – Formação
.: Efeitos espirituais do sacramento da confissão
.: Na parábola do filho pródigo, quem é você?

Após esses passos, nem tudo estará resolvido, pois, o céu é logo, mas ainda precisamos lutar! A certeza de que cada um de nós tem jeito já está cravada no coração e poderemos, então, definir os próximos passos.

Comece a sua história com Deus

Agora sim! É chegada a hora de clamar a efusão do Espírito Santo (cf. CIC § 2819), pois, somente assim seremos capazes de superar todos os combates que enfrentaremos até atingirmos a meta, que é Jesus. Precisamos ferir o coração de Deus com o nosso esforço e doação, não buscando méritos, e sim para, com a nossa vida, proclamarmos: “Ele é o meu Senhor!”. Daqui em diante começa toda uma história com Deus, onde, em meio às dificuldades, quedas e vitórias, poderemos trilhar os caminhos de Jesus.

Fazendo um trocadilho com as palavras do Evangelista, posso dizer: “Quem tiver ‘olhos’, que ‘escute’ bem!”.

Deus abençoe você!

Michel Marcondes

banner_espiritualidade